Page 5 - Guia de organização da biblioteca escolar
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APRESENTAÇÃO


                                 “A vida de nossos alunos será o que tiverem aprendido convosco.
                                     Não poupeis esforços para formar seus corações à virtude”.
                                                      São Marcelino Champagnat 1

          A biblioteca escolar é um espaço muito significativo para o processo de ensino e aprendizagem.
          Segundo o Manifesto IFLA/UNESCO para Biblioteca Escolar, “a biblioteca escolar promove
          serviços de apoio à aprendizagem e livros aos membros da comunidade escolar, oferecendo-lhes
          a possibilidade de se tornarem pensadores críticos e efetivos usuários da informação, em todos
          os formatos e meios [...]”. Nos colégios e nas escolas do Marista Centro-Norte, ela se constitui
          como “um espaço-tempo que deve estar integrado às atividades pedagógicas da escola. É um
          lugar dinâmico, que oferece possibilidades de trabalho para incentivar a curiosidade e a prática
          de pesquisa do estudante” (PONTES; BERNARDO; RAYOL, 2020, p. 41).
          No intuito de contribuir com o processo pedagógico, a biblioteca da escola deve ser um lugar
          atraente para docentes, estudantes e toda a comunidade educativa. Para isso, a organização
          deve ser realizada com base em critérios técnicos, com o acervo bem cuidado e diversificado,
          espaços específicos para estudo e convivência, mobiliário suficiente para o número de usuários,
          infraestrutura tecnológica e equipe disponível.
          Com base nesta perspectiva, a Gerência Socioeducacional, por meio da Coordenação de
          Tecnologia Educacional e Inovação, apresenta o Guia de organização da biblioteca escolar.
          Este documento tem o propósito de subsidiar as equipes de biblioteca e equipes gestoras das
          unidades no processo de organização e gestão da biblioteca escolar. O primeiro capítulo versará
          sobre o acervo da biblioteca, com foco em sua composição, organização, formas de preservação,
          sinalização, acessibilidade e atualização; além de questões específicas sobre o acervo infantil.
          No capítulo dois, serão abordados os espaços para atendimento ao público, com destaque para
          o balcão de atendimento, guarda volumes, terminais de consulta e murais informativos.
          Os espaços para leitura e pesquisa serão tratados no capítulo três, com questões relacionadas
          a mobiliário, espaço físico, cabines para estudo, uso de rede sem fio e jogos educativos.
          O capítulo quatro é destinado à sala de processamento técnico, espaço para cadastro e trata-
          mento dos materiais que serão incorporados ao acervo. O capítulo cinco apresenta os espaços
          multiuso e suas diferentes formas de utilização; como, por exemplo, as contações de histórias,
          os eventos, as premiações e as visitas guiadas. O sexto capítulo traz informações sobre o



          1   Faustino João (1998).



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