Page 5 - Guia de organização da biblioteca escolar
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APRESENTAÇÃO
“A vida de nossos alunos será o que tiverem aprendido convosco.
Não poupeis esforços para formar seus corações à virtude”.
São Marcelino Champagnat 1
A biblioteca escolar é um espaço muito significativo para o processo de ensino e aprendizagem.
Segundo o Manifesto IFLA/UNESCO para Biblioteca Escolar, “a biblioteca escolar promove
serviços de apoio à aprendizagem e livros aos membros da comunidade escolar, oferecendo-lhes
a possibilidade de se tornarem pensadores críticos e efetivos usuários da informação, em todos
os formatos e meios [...]”. Nos colégios e nas escolas do Marista Centro-Norte, ela se constitui
como “um espaço-tempo que deve estar integrado às atividades pedagógicas da escola. É um
lugar dinâmico, que oferece possibilidades de trabalho para incentivar a curiosidade e a prática
de pesquisa do estudante” (PONTES; BERNARDO; RAYOL, 2020, p. 41).
No intuito de contribuir com o processo pedagógico, a biblioteca da escola deve ser um lugar
atraente para docentes, estudantes e toda a comunidade educativa. Para isso, a organização
deve ser realizada com base em critérios técnicos, com o acervo bem cuidado e diversificado,
espaços específicos para estudo e convivência, mobiliário suficiente para o número de usuários,
infraestrutura tecnológica e equipe disponível.
Com base nesta perspectiva, a Gerência Socioeducacional, por meio da Coordenação de
Tecnologia Educacional e Inovação, apresenta o Guia de organização da biblioteca escolar.
Este documento tem o propósito de subsidiar as equipes de biblioteca e equipes gestoras das
unidades no processo de organização e gestão da biblioteca escolar. O primeiro capítulo versará
sobre o acervo da biblioteca, com foco em sua composição, organização, formas de preservação,
sinalização, acessibilidade e atualização; além de questões específicas sobre o acervo infantil.
No capítulo dois, serão abordados os espaços para atendimento ao público, com destaque para
o balcão de atendimento, guarda volumes, terminais de consulta e murais informativos.
Os espaços para leitura e pesquisa serão tratados no capítulo três, com questões relacionadas
a mobiliário, espaço físico, cabines para estudo, uso de rede sem fio e jogos educativos.
O capítulo quatro é destinado à sala de processamento técnico, espaço para cadastro e trata-
mento dos materiais que serão incorporados ao acervo. O capítulo cinco apresenta os espaços
multiuso e suas diferentes formas de utilização; como, por exemplo, as contações de histórias,
os eventos, as premiações e as visitas guiadas. O sexto capítulo traz informações sobre o
1 Faustino João (1998).
Guia de Organização da Biblioteca Escolar 5