Fundado em 1963, o Colégio Marista Champagnat surge a partir da chegada dos Irmãos no Distrito Federal, mais especificamente em Taguatinga. Dentre as ações marcantes deste período, destacam-se a passagem de diversos Irmãos Maristas pela direção do colégio, entre eles Irmão Mário Testud, Ir. Armindo Oscar Wollmann, Irmão Achylles Scapin, entre outros. Com o passar dos anos, o número de educandos cresceu e as estruturas físicas foram adaptadas e ampliadas conforme as necessidades de cada ano.  A fundação do Ginásio Irmão Porfírio e a ampliação do prédio principal para oferecer aulas para os estudantes do Ensino Médio fizeram da instituição uma referência em grande estrutura e ensino de qualidade na região.

Nos últimos anos, o Colégio tem atuado com foco no desenvolvimento de currículo inovador, permeado por valores como espírito de família, solidariedade e simplicidade. Nesse sentido, são desenvolvidos projetos como Pastoral Juvenil Marista, Missão Marista de Solidariedade, Sementinhas Maristas e diversas outras iniciativas que incentivam a proximidade com questões sociais e religiosas.

Na perspectiva da proposta educativa Marista, a Unidade oferece educadores qualificados e ambiente favorável à aprendizagem, com estrutura direcionada a estudos científicos e tecnológicos. Laboratórios bem equipados e estudantes com acesso diário a ferramentas inovadoras durante as aulas de educação tecnológica, desenvolvendo, assim, habilidades específicas tão necessárias para acesso ao mercado de trabalho e ambientes de pesquisas acadêmicas e científicas. Os jovens formados com base na educação marista destacam-se como profissionais de excelência e virtuosos cidadãos.

O Colégio Marista Champagnat – Taguatinga oferece ensino de excelente qualidade para estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. James Pinheiro exerce a direção, ao lado de Críslei Dutra, vice-diretora Educacional, e Ayslan Melo, vice-diretor Administrativo.