Fundada em 2012, a Escola Marista Champagnat de Vermelha surge a partir da chegada dos Irmãos ao estado do Espírito Santo, mais especificamente em Terra Vermelha. Dentre as ações marcantes deste período destaca-se que a região em questão é historicamente oriunda de ocupação não planejada, com precárias condições de moradia e enorme concentração de famílias que vivem abaixo da linha de pobreza. Além disso, registra-se um elevado índice de violência, aliado ao crescente desemprego e uso de drogas, principalmente entre adolescentes e jovens, o que explica a necessidade de intervenções solidárias que possam contribuir para o desenvolvimento da região e a autonomia dos ocupantes, em especial crianças e adolescentes. Dessa forma, caracterizando-se como uma escola social e inteiramente gratuita, para além do ensino e aprendizagem na sala de aula, o projeto estabelece outras intervenções que possam contribuir para a formação integral do aluno e a harmonização entre a fé, a cultura e a vida, valorizando as riquezas e particularidades da região e o empoderamento e autonomia das crianças e adolescentes beneficiadas. Nesse viés e na perspectiva do ensino e aprendizagem, para além da sala de aula, destaca-se o desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, de inclusão digital, comemoração de datas festivas, promoção de debates sobre temas atuais e polêmicos, discussões sobre direitos e cidadania, além de realização de atividades com pais e responsáveis.

Nos últimos anos, a Unidade tem atuado com o foco no desenvolvimento de currículo inovador, permeado por valores como espírito de família, solidariedade e simplicidade. Nesse sentido, são desenvolvidos projetos como a Pastoral Juvenil Marista, oficinas do SETE/SEAC, nas quais são ofertadas aulas de teatro, canto, circo, Aikido, futsal, basquete e volei.

Na perspectiva da proposta educativa Marista, a escola dispõe de educadores qualificados e ambiente favorável à aprendizagem. Caracterizada como Unidade Social, além da bolsa de estudo, a Escola oferece material didático, uniforme e alimentação a todos os estudantes.

A Escola Marista Champagnat de Terra Vermelha atende, atualmente, cerca de 315 alunos, do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio. Neide Aparecida Lebarcky exerce a direção da Unidade.