Ao longo do tempo, o Colégio Marista Pio XII tem deixado marcas na educação e vida dos estudantes na cidade de Surubim (PE). O reconhecimento da instituição é ainda mais forte nos dias de hoje, com a presença significativa de Irmãos, leigos, colaboradores, famílias, alunos e ex-alunos.

 Fundado em 17 de abril de 1960, o Colégio Marista Pio XII, com a denominação inicial de Ginásio Pio XII, foi uma ação empreendedora do Monsenhor Luiz Ferreira Lima, com as doações do povo surubinense  arrecadadas por ele. Para a gestão do Colégio, o Monsenhor Luiz Ferreira Lima contou com o apoio dos Irmãos Maristas das Escolas, gerido inicialmente pelo Ir. Bernardo Aguiar, no período de dois anos (1960 e 1961). Dentre as ações marcantes deste período destacam-se a atenção especial aos estudantes da zona rural. Por essa razão, o Colégio funcionava em sistema de Semi-internato.

Nos últimos anos, a Unidade Escolar tem atuado com o foco no desenvolvimento de currículo inovador, permeado por valores como espírito de família, solidariedade e simplicidade. Nesse sentido, são desenvolvidos projetos pastorais para as Infâncias, tais como:  Acolhida Marista-AMAR, Amiguinhos de Champagnat, Catequese Sacramental, e para as Juventudes: PJM – Pastoral de Juventude Marista, Missão Marista de Solidariedade, Comissão de Juventudes, Encontros de Formação para os estudantes da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Médio e Mariama.

Na perspectiva da proposta educativa Marista, o Colégio dispõe de educadores qualificados, que planejam e desenvolvem, de forma criativa, projetos significativos, envolventes e transformadores, considerando os aspectos de fé, cultura e vida, a exemplo dos projetos Curta Leitura…Compartilhe Cultura, Ler é uma Viagem e Viajando com a Leitura, que objetivam despertar nos educandos, a partir de práticas de leiturização, o prazer pelos atos da leitura. Além disso, favorecem o desenvolvimento do protagonismo infantojuvenil, possibilitando que os sujeitos se assumam como capazes de conduzir processos individuais e coletivos, a exemplo do envolvimento nas diversas iniciativas do conhecimento científico-cultural, nacional e internacional: Festivais de Robótica, Olimpíadas, Simpósios, Simulados Provinciais, Programa Marista de Avaliação, Vestibulares e Enem, inclusive garantindo o 1º lugar geral em Surubim(PE).

Para tanto, oferece ambientes favoráveis à aprendizagem, com dezessete salas de aulas, Coordenações Pedagógicas, Orientação Educacional, Coordenação de Pastoral, Serviço de Arte e Cultura – SEAC e Serviço de Escolinhas e Treinamento Esportivo – SETE, Capela, Biblioteca, Brinquedoteca, Laboratório de Tecnologias Educacionais, Laboratório de Ciências, Laboratório de Matemática, Laboratório de Redação, Centro Recreativo, Auditório, Quiosque, Ginásio Poliesportivo, Minicampo de Futebol, Espaço Maker, Refeitórios, Banheiros, Almoxarifados e Centro Administrativo, que agregam valor na formação dos educandos em sua integralidade e inteireza – corpo, mente, coração e espírito.

O Colégio Marista Pio XII atende, atualmente, cerca de 844 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Irmão Eliseudo Salvino Gomes exerce a direção, ao lado de Eklaydja de Farias Pessoa Santana, vice-diretora Educacional, e Franciane Cristine da Silva Aguiar, assessora administrativa.