A formação de crianças e jovens ultrapassa o conteúdo teórico aprendido em sala. Hoje é preciso pensar nas habilidades que serão cobradas futuramente. Mais da metade das profissões que os jovens terão no futuro ainda não existem. Quem quer estar bem colocado precisa se preparar para as novas tecnologias e metodologias de trabalho. 

As mudanças tecnológicas dos últimos tempos estão moldando o mercado de trabalho do futuro. As máquinas ficarão responsáveis por resolver muitos dos nossos problemas e substituirão boa parte do trabalho hoje feito por humanos. Aí que entram as habilidades do futuro, também chamadas de soft skills, relacionadas ao comportamento humano.  

Mas, afinal, quais habilidades são essas? 

As soft skills são aptidões mentais, emocionais e sociais, ligadas à personalidade e à maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações. São desenvolvidas por meio das experiências, da cultura e da educação de cada um. Elas afetam os relacionamentos no ambiente profissional e refletem no desempenho e na produtividade no trabalho.  

Diferentemente das hard skills (competências técnicas), as habilidades do futuro não são aprendidas em cursos e livros. Por isso, não basta investir somente na formação acadêmica, é preciso pensar em outras competências, como liderança, comunicação, relacionamento interpessoal, dentre outras.  

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), as 10 habilidades do futuro são: 

  1. Flexibilidade cognitiva 

Relaciona-se à capacidade de propor soluções diferentes para problemas do cotidiano. Ter o pensamento ampliado, aumentar o reportório de conhecimento, visualizar novos padrões.  

  1. Negociação  

É uma habilidade interpessoal bastante valorizada no mercado de trabalho. Com a ascensão das máquinas, até mesmo os cargos técnicos precisarão dominar essa habilidade para se relacionar com outras pessoas da equipe, clientes, gestores. 

  1. Orientação de serviço  

Uma das habilidades mais importantes é saber ajudar os outros. Por isso, o profissional do futuro deverá conhecer muito bem o seu público e adaptar os produtos e serviços à realidade dele. 

  1. Julgamento e tomada de decisão  

Com o enorme número de dados gerados diariamente, é importante que os profissionais façam a interpretação dessas informações, gerem insights e tomem as melhores decisões de forma estratégica. 

  1. Inteligência emocional  

Essa é uma habilidade que envolve administrar os próprios sentimentos e reconhecer as emoções de outras pessoas, ter empatia. É uma habilidade social muito importante, especialmente para líderes e gestores.  

  1. Coordenação com os outros  

A coordenação com os outros envolve saber trabalhar com pessoas de perfis distintos, com personalidades diferentes, saber se comunicar e tratar essas diferenças da melhor forma possível. 

  1. Gestão de pessoas  

Para que as pessoas possam alcançar seu máximo desempenho produtivo, é imprescindível motivá-las, identificar e valorizar talentos, incentivar a autonomia e ajudá-las na realização profissional. 

  1. Criatividade 

O pensamento criativo pode construir ideias inovadoras e trazer alternativas inteligentes para a resolução de problemas. Mesmo com a evolução tecnológica, nenhuma máquina tem a capacidade criatividade que o ser humano possui.  

  1. Pensamento crítico  

Essa habilidade envolve raciocínio e lógica. O profissional do futuro deverá questionar, identificar vantagens e desvantagens, considerar soluções diferentes e ter a mente aberta para mudanças.  

  1. Resolução de problemas complexos  

A resolução de problemas está totalmente ligada ao pensamento crítico. Acredita-se que, no futuro, os problemas sejam ainda mais complexos de se resolver, por isso os profissionais com essa capacidade serão os mais requisitados pelas empresas.  

 

Com tudo isso, ficou claro que essas habilidades devem ser desenvolvidas ao longo da vida e exploradas ainda no ambiente escolar. É importante que a escola enxergue os novos desafios e a imprevisibilidade de carreiras que ainda vão surgir e, com isso, insiram as habilidades do futuro na sua proposta pedagógica.