Fundado em 1980, o Aprendizado Marista Padre Lancísio surge a partir da insistência do arcebispo Dom Abel Ribeiro Camelo. Os Irmãos Maristas assumem a obra, que já tinha uma bonita e significativa história. Destaca-se deste período que, desde o início, a Unidade Social foi criada para promover o protagonismo das crianças e jovens que estão em situação de risco e vulnerabilidade social. Em 1956, o arcebispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Abel Ribeiro Camelo, com planos de oferecer orientação para o trabalho, formação social, moral e alimentação para crianças e adolescentes que desenvolviam atividades autônomas, como engraxate e freteiro, entre outras, cria a APTA (Assistência ao Pequeno Trabalhador) em Goiânia (GO). Este projeto cresceu e tornou-se internato. Em busca de melhores condições e ambiente, foi transferido em janeiro de 1962 para Silvânia (GO), ocupando o prédio, que até então, se destinava ao Seminário Santa Cruz. Iniciava-se, assim, o Aprendizado Agrícola São José, que foi entregue ao padre silvaniense Lancísio de Souza Batista. Em 1968, já eram atendidos 204 crianças e adolescentes.

Em 1974, com uma forte crise financeira, o bispo da época pede que a obra seja assumida pelos Irmãos Maristas. Infelizmente, não foi possível, o que leva Pe. Lancísio a se sacrificar mais e insistir com as pessoas nas doações para manter a obra. Mas, em 1980, os Irmãos ficam à frente dela.

Nos últimos anos, a Unidade tem atuado com o foco no desenvolvimento de currículo inovador, permeado por valores como espírito de família, solidariedade e simplicidade. Nesse sentido, além dos componentes curriculares (BNCC) desenvolvidos no turno matutino, também são realizados projetos no turno integral, como: Reforço Pedagógico, Estudos Cooperativos, Educação Tecnológica (ZOOM Education), Natação, Recreação, Cultura Popular, Artes, Percussão, bandas e tambores.

Na perspectiva da proposta educativa Marista, a escola oferece educadores qualificados e ambiente favorável à aprendizagem. O ambiente escolar, como um espaço público no qual grande parte das crianças passam seu tempo, é um dos lugares que permitem exercitar o convívio. A estrutura física da escola, assim como sua organização, manutenção e segurança, revela muito sobre a vida que ali se desenvolve. A escola oferece espaço físico apropriado à prática de atividades pedagógicas, culturais, artísticas e desportivas, como 16 salas de aulas, banheiros em diversos espaços, laboratórios de informática, laboratórios de Matemática e Ciências, quadras cobertas, áreas de esporte, salas de música, cultura popular e dança, parquinho, brinquedoteca, sala de leitura, farmácia, curral, pocilga, horta, pomar com uma variedade de frutas, área dos pequenos animais, consultório odontológico, refeitórios, cozinha, açougue, padaria e uma área verde enorme.

O Aprendizado Marista Padre Lancísio atende, atualmente, cerca de 459 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Ir. Joventino Laquini exerce a direção, ao lado de Kelem Montes Cardoso Mesquita Cardoso, assessora pedagógica.