Page 24 - Tempo Integral
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Nesse sentido, as crianças devem ser incentivadas a conhecer a si mesmas e construir uma
identidade, entendendo as próprias necessidades e desejos e descobrindo suas habilidades.
Assim, nessa dimensão de bem-estar e cuidado, pretendemos que o estudante, a partir
desse reconhecimento, construa uma independência progressiva, que envolve identifi-
cação e expressão das suas necessidades básicas, cuidando de si próprio em sua higiene
pessoal. O intuito é que os cuidados pessoais se tornem um hábito de autonomia, natural
e prazeroso é um grande desafio e conquista a se desenvolver.
Os momentos de alimentação, higiene pessoal, trocas de roupas e outros cuidados devem
ser acompanhados pelos monitores e estagiários, dividindo os grupos por gênero, como
um processo educativo e que busque esse autoconhecimento e autonomia. É importante
garantir que esse momento seja conduzido com muito cuidado e respeito pela equipe do
Tempo Integral.
A alimentação dos estudantes (almoço e lanche) deve ser realizada pela cantina tercei-
rizada pela unidade socioeducacional, evitando transporte e armazenamento de refei-
ções de forma inadequada pelas famílias. O cardápio, a forma de atendimento e o preço
devem ser alinhados entre cantina e diretoria local, porém, o pagamento ao fornecedor
deve ser realizado diretamente pelos familiares/responsáveis. Em caso de fortes restri-
ções alimentares ou outra justificativa compreendida pela diretoria, a família poderá ser
autorizada a levar a alimentação do estudante. Nesse caso, é de responsabilidade da uni-
dade garantir o condicionamento adequado.
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