Page 28 - Tempo Integral
P. 28
Para garantir a melhor ocupação das turmas e sob validação da GSE, os grupos podem
sofrer alterações na organização do agrupamento conforme demanda, capacidade dos
espaços físicos ou estratégias pedagógicas de ensino-aprendizagem, desde que não es-
tejam agrupadas mais de três séries na mesma turma. 1
Organização das atividades
As turmas do Tempo Integral devem ser ofertadas de forma padrão e obrigatória nos cin-
co dias da semana. A unidade não deverá conceder, em nenhuma situação, desconto ou
bolsa no valor da mensalidade do Tempo Integral.
As unidades deverão compor o quadro de atividade das turmas com todas as dimensões:
Orientações de Estudo, Evangelização, Esporte, Arte e Cultura, Ludicidade e Bem-Estar e
Cuidados. A carga horária das dimensões pode variar de acordo com o agrupamento, as
necessidades pedagógicas, os espaços físicos, os recursos humanos, dentre outros. Ga-
rantindo todas as condições ideais, recomendamos a seguinte organização:
Grupo 1 (Maternal II e III)
Carga horária por dimensão
Dimensão CH semanal Responsável Apoio
Orientações de Estudo 3h Monitor(a) NAPs
Evangelização 2h Agente de missão Monitor(a)
Esporte, Arte e Cultura Até 8h Instrutor NAC Monitor(a)
1 Com relação aos casos de estudantes público-alvo da educação especial, com significativo atraso no desenvolvimento e/
ou alterações comportamentais importantes (transtorno espectro autista, síndrome de Down, paralisia cerebral, entre outros),
recomendamos que a unidade consulte a GSE para diálogo prévio sobre os impactos que uma rotina extensa de atividades
complementares ao turno regular pode trazer para o estudante, além da necessidade de acompanhamento individualizado a
ser custeado pela família. Após essa consulta, a unidade seguirá com diálogo e reflexão com a família candidata à matrícula
nas atividades do tempo integral.
28