Page 22 - Tempo Integral
P. 22
Esporte, arte e cultura
Carga horária semanal de até 8h
5 atividades diferentes entre linguagens artísticas e modalidades esportivas
Modalidades esportivas Linguagens artísticas
Judô Dança
Futsal Teatro
Vôlei Música
Capoeira
4.4. DIMENSÃO DA LUDICIDADE
A ludicidade tem como intuito o desenvolvimento do brincar e suas múltiplas nuances:
jogos de exercício, jogos de construção, jogos simbólicos, jogos de regras, brincadeiras
individuais e coletivas. As atividades potencializam a perspectiva lúdica e fortalecem o
aprendizado e as competências e habilidades socioemocionais.
Essa dimensão visa promover a interação entre os estudantes de forma prazerosa duran-
te a prática das atividades, contudo, com direcionamento claro para obtenção do aprendi-
zado desejado. Objetiva, ainda, desenvolver a comunicação, o raciocínio lógico, a percep-
ção do espaço, a criatividade, a consciência corporal, a linguagem, a apreciação literária
e o hábito de leitura.
Assim, recomendamos atividades com horário fixo de visita ao espaço da biblioteca, a
partir do incentivo à leitura de obras infantis adequadas às faixas etárias, envolvendo
contação de histórias, músicas, dramatizações e brincadeiras, em diálogo com os proje-
tos do Guia de práticas e projetos de leitura: o papel da biblioteca e integração da escola.
22