Page 18 - Tempo Integral
P. 18
4.1 DIMENSÃO DA ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS
A Orientação de Estudos tem como objetivo orientar e apoiar os estudantes nas práticas
de estudos, “tarefas de casa” e pesquisas escolares propostos no turno regular. Os estu-
dantes recebem apoio e orientação na realização de estudos e atividades indicados pelos
professores do turno regular.
Para esse momento, o monitor orienta os estudantes sobre a proposta e acompanha o de-
senvolvimento das atividades escolares previamente organizadas, esclarecendo dúvidas
e estimulando o raciocínio.
Para os grupos do Ensino Fundamental I, a carga horária destinada para essa dimensão
deve ser entre 1h e 2h diárias e não deve ser utilizada para reforço escolar ou revisão de
conteúdos inerentes aos componentes curriculares. Reforçamos, ainda, que as correções
das atividades devem ser realizadas pelo professor do ensino regular. Se, por algum mo-
tivo, não for possível realizar a atividade de casa integralmente ou necessitar do apoio da
família para realizá-la, esta deverá ser comunicada via agenda do estudante.
Nos horários destinados às atividades de orientação de estudos, os estudantes devem ser
desafiados a hábitos de leitura por meio de projetos que podem ser desenvolvidos em
parceria com a equipe de biblioteca. Além disso, são orientados a organizar uma rotina
de estudos que antecede o período de avaliação da aprendizagem.
Para os grupos da Educação Infantil, a dimensão de orientação de estudo deverá ser dire-
cionada para complementar os campos de experiências explorados do turno regular, com
carga horária de 3h semanais. Nesse momento, atividades como contação de histórias,
desenhos, pinturas, rodas de conversa e brincadeiras podem ser realizadas, assim como
atividades que foram encaminhadas para casa. Reforçamos que, quando não for possível
realizar a atividade de casa, a família deverá ser informada via agenda.
18