Page 55 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
P. 55

REFERÊNCIAS


          BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes. 1992.
          BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/
          CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <568http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/
          BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: out. 2018.

          CONCEIÇÃO, Rute Izabel Simões. Correção de texto: um desafio para o professor de português.
          Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 43, p. 323-344, 2004.

          DOLZ, Joaquim et al. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um proce-
          dimento. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, p. 95-128, 2004.
          FRADE, I. C. A. S.; VAL, M. G. C.; BREGUNCI, M. G. C. Glossário Ceale: termos de Alfabetização,
          Leitura e Escrita para educadores. Belo Horizonte: Faculdade de Educação, 2014. Disponível em:
          https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/letramento. Acesso em: 24 fev. 2021.
          FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed. 1999.

          KLEIMAN, Angela B.; ASSIS, Juliana Alves (Orgs). Significados e ressignificações do letra-
          mento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP:
          Mercado de Letras. Coleção Letramento, Educação e Sociedade, 2015.
          MARCUSCHI, Luiz Antônio et al. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Gêneros textuais
          e ensino. Vol. 20.  Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
          MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Parábola
          Editorial, 2008.

          MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo:
          Cortez, 2010.
          MARINS, Mariana Alves de Santana. O bom texto escolar: o que é e como avaliar. 2022.
          Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade
          Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.
          br/jspui/handle/1/30097. Acesso em: 24 fev. 2023.
          PIANTINO, A. et al. Diretrizes para avaliação da aprendizagem: ensino fundamental
          e ensino médio. 2ª ed. Brasília: UBEE, 2023.  Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/
          jspui/handle/1/30097. Acesso em: 24 fev. 2024.
          ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola
          Editorial, 2012.



                                           Diretrizes para Producao Textual - 2   Edição  55
                                                                 a
   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60