Page 59 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
P. 59

4. Na fábula, a moral, ao fim do texto, é um elemento obrigatório. Transforme a moral da fábula
          lida em um conselho que você daria a um colega.


          ..................................................................................................................................................


          ..................................................................................................................................................

          ..................................................................................................................................................


          5. A moral em fábulas é muito parecida com o provérbio popular.
          Provérbios são frases populares ditas de geração a geração, que transmitem conhecimentos
          sobre a vida, assim como a moral das fábulas. A maioria dos provérbios não tem autor
          conhecido.
          Em “A lebre e a tartaruga”, a moral é: “Devagar se vai longe!”. O provérbio que pode transmitir
          uma mensagem parecida é:
          a.  “A pressa é a inimiga da perfeição.”
          b.  “Cavalo dado não se olham os dentes.”
          c.  “Panela velha é que faz comida boa.”
          d.  “Melhor um pássaro na mão do que dois voando.”

          II. PRODUÇÃO TEXTUAL


          a.  Produção do gênero de referência
          Nesta etapa, o professor deverá elaborar uma proposta de redação – neste caso, a fábula –
          conforme critérios mencionados na seção “ELABORAÇÃO DA PROPOSTA” e desenvolver
          a escrita com os estudantes. Após a produção da prática multimodal, deverá retomar essa
          proposta para o processo de reescrita.
          b.  Prática multimodal (exemplo)
          Reúna-se em um grupo de 6 colegas. Agora, escolham, entre vocês, a fábula de que mais gostaram.
          Depois, elaborem uma fotonovela em que vocês sejam os protagonistas, a partir da fábula
          escolhida. Sejam bem criativos!











                                           Diretrizes para Producao Textual - 2   Edição  59
                                                                 a
   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64