Page 57 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
P. 57
APÊNDICES
APÊNDICE I
SUGESTÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
EXEMPLO COM O GÊNERO FÁBULA (EF)
I. APRESENTAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO GÊNERO
As fábulas são histórias que têm como objetivo transmitir ensinamentos, provocando uma
reflexão nos leitores. Com elas, é possível aprender lições importantes para a nossa convivência
social, pois terminam sempre apresentando uma moral, que pode servir como um conselho,
uma crítica ou uma ironia.
As personagens das fábulas são animais que se comportam como seres humanos. Elas
pensam, sentem, falam e agem como pessoas.
As fábulas também apresentam um conflito que permite ao leitor questionar fatos, situações
ou atitudes da própria vida.
Leia, com atenção, a fábula a seguir, intitulada “A lebre e a tartaruga”.
A LEBRE E A TARTARUGA
Era uma vez uma lebre e uma tartaruga.
A lebre vivia caçoando da lerdeza da tartaruga. Certa vez, a tartaruga já muito cansada por
ser alvo de gozações, desafiou a lebre para uma corrida. A lebre, muito segura de si, aceitou
prontamente. Não perdendo tempo, a tartaruga se pôs a caminhar, com seus passinhos
lentos, porém firmes.
Logo, a lebre ultrapassou a adversária e, vendo que ganharia fácil, parou e resolveu cochilar.
Quando acordou, não viu a tartaruga e começou a correr. Já na reta final, viu sua adversária
cruzando a linha de chegada toda sorridente.
Moral da história: Devagar se vai longe!
ESOPO. Disponível em: fabulasinfantis.blogs.sapo.pt/760.html. Acesso em: jul. 2017. (Adaptado).
Diretrizes para Producao Textual - 2 Edição 57
a