Page 8 - Interioridade e Projeto de Vida
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1. Introdução











                              Segundo a Unesco, a educação deve ser concebida como um processo con-
                              tínuo de desenvolvimento da pessoa em todas as suas dimensões: cogniti-

                              va, emocional, social, cultural e espiritual. Diante dos desafios encontrados
                              no mundo contemporâneo e de tantas adversidades em um espaço curto
                              de tempo, é com grande satisfação que apresentamos a todos a proposta
                              do componente curricular essencial nas unidades educacionais do Marista

                              Centro-Norte: “Interioridade e Projeto de Vida”. Este componente visa con-
                              tribuir, de forma significativa, para o desenvolvimento integral dos nossos
                              estudantes, tendo como foco a dimensão socioemocional.

                              Compreendemos que a formação humana deve contemplar a interiorida-

                              de e a busca por sentido na vida. Dessa forma, é necessário proporcionar
                              aos estudantes uma reflexão profunda sobre si mesmos e seus valores,
                              sonhos e projetos de vida. Para tanto, as atividades e metodologias aplica-
                              das neste componente têm como objetivo principal favorecer o desenvol-

                              vimento de competências e habilidades socioemocionais dos estudantes,
                              tais como empatia, autogestão, resiliência, criatividade e capacidade de
                              lidar com desafios.

                              Essas experiências visam estimular a ampliação de uma visão de mundo

                              mais crítica e solidária, capaz de promover o bem-estar pessoal e coletivo,
                              considerando a importância do desenvolvimento da inteligência emocional
                              para a formação integral dos estudantes.

                              A Educação da Interioridade é um caminho rumo ao centro do ser, como ex-

                              pressão de sentimentos, de busca do profundo e do essencial que dá senti-
                              do ao ser humano. Constitui-se como uma proposta educativa experiencial,
                              aberta, integradora e criativa, voltada para o desenvolvimento de perspecti-

                              vas humanas como o respeito ao próximo, a reflexão sobre a corporeidade,
                              o autoconhecimento, o desenvolvimento da capacidade de controlar emo-
                              ções, entre outros aspectos.










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