Page 8 - Interioridade e Projeto de Vida
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1. Introdução
Segundo a Unesco, a educação deve ser concebida como um processo con-
tínuo de desenvolvimento da pessoa em todas as suas dimensões: cogniti-
va, emocional, social, cultural e espiritual. Diante dos desafios encontrados
no mundo contemporâneo e de tantas adversidades em um espaço curto
de tempo, é com grande satisfação que apresentamos a todos a proposta
do componente curricular essencial nas unidades educacionais do Marista
Centro-Norte: “Interioridade e Projeto de Vida”. Este componente visa con-
tribuir, de forma significativa, para o desenvolvimento integral dos nossos
estudantes, tendo como foco a dimensão socioemocional.
Compreendemos que a formação humana deve contemplar a interiorida-
de e a busca por sentido na vida. Dessa forma, é necessário proporcionar
aos estudantes uma reflexão profunda sobre si mesmos e seus valores,
sonhos e projetos de vida. Para tanto, as atividades e metodologias aplica-
das neste componente têm como objetivo principal favorecer o desenvol-
vimento de competências e habilidades socioemocionais dos estudantes,
tais como empatia, autogestão, resiliência, criatividade e capacidade de
lidar com desafios.
Essas experiências visam estimular a ampliação de uma visão de mundo
mais crítica e solidária, capaz de promover o bem-estar pessoal e coletivo,
considerando a importância do desenvolvimento da inteligência emocional
para a formação integral dos estudantes.
A Educação da Interioridade é um caminho rumo ao centro do ser, como ex-
pressão de sentimentos, de busca do profundo e do essencial que dá senti-
do ao ser humano. Constitui-se como uma proposta educativa experiencial,
aberta, integradora e criativa, voltada para o desenvolvimento de perspecti-
vas humanas como o respeito ao próximo, a reflexão sobre a corporeidade,
o autoconhecimento, o desenvolvimento da capacidade de controlar emo-
ções, entre outros aspectos.
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