Page 6 - Interioridade e Projeto de Vida
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Apresentação











                              A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes para o
                              currículo escolar que incluem objetivos de aprendizagem e desenvolvi-

                              mento, com foco em competências e habilidades a serem adquiridas pelos
                              estudantes durante sua trajetória educacional. Essas diretrizes visam pro-
                              mover a equidade e a unidade do ensino em todo o país, além de garantir
                              o direito fundamental à formação humana integral. Dentro dessas diretri-

                              zes, destaca-se a importância da dimensão socioemocional e do projeto
                              de vida, principalmente sob a perspectiva do Ensino Médio.

                              Para abordar essa conjuntura, é importante implementar um projeto espe-
                              cífico que vá além da simples integração de ações e projetos já existentes.

                              É necessário pensar nesses projetos com uma intencionalidade pedagógica
                              clara e fundamentada em pressupostos comuns que possam estar alinha-
                              dos à ação com uma grande rede de cuidado e atenção. Esse processo de
                              integração promoverá uma formação mais completa dos estudantes, pois

                              irá contemplar não só as habilidades cognitivas, mas também as habilidades
                              socioemocionais, que são fundamentais para o desenvolvimento humano.

                              A perspectiva da educação integral marista busca fornecer um arcabouço
                              teórico consistente e atualizado para as práticas educativas, promovendo a

                              formação integral do indivíduo. Por meio de projetos e ações eficazes e ali-
                              nhados com essa visão, a Gerência Socioeducacional visa contribuir para o
                              desenvolvimento socioemocional dos estudantes e, por consequência, para

                              a formação de cidadãos mais preparados e engajados com a sociedade.
























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