Page 6 - Interioridade e Projeto de Vida
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Apresentação
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes para o
currículo escolar que incluem objetivos de aprendizagem e desenvolvi-
mento, com foco em competências e habilidades a serem adquiridas pelos
estudantes durante sua trajetória educacional. Essas diretrizes visam pro-
mover a equidade e a unidade do ensino em todo o país, além de garantir
o direito fundamental à formação humana integral. Dentro dessas diretri-
zes, destaca-se a importância da dimensão socioemocional e do projeto
de vida, principalmente sob a perspectiva do Ensino Médio.
Para abordar essa conjuntura, é importante implementar um projeto espe-
cífico que vá além da simples integração de ações e projetos já existentes.
É necessário pensar nesses projetos com uma intencionalidade pedagógica
clara e fundamentada em pressupostos comuns que possam estar alinha-
dos à ação com uma grande rede de cuidado e atenção. Esse processo de
integração promoverá uma formação mais completa dos estudantes, pois
irá contemplar não só as habilidades cognitivas, mas também as habilidades
socioemocionais, que são fundamentais para o desenvolvimento humano.
A perspectiva da educação integral marista busca fornecer um arcabouço
teórico consistente e atualizado para as práticas educativas, promovendo a
formação integral do indivíduo. Por meio de projetos e ações eficazes e ali-
nhados com essa visão, a Gerência Socioeducacional visa contribuir para o
desenvolvimento socioemocional dos estudantes e, por consequência, para
a formação de cidadãos mais preparados e engajados com a sociedade.
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