Page 12 - Interioridade e Projeto de Vida
P. 12
3. Matriz de habilidades
Componente curricular Interioridade e Projeto de Vida
As Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista das áreas do
conhecimento apresentam as competências (acadêmicas, ético-estéticas,
políticas e tecnológicas) como um percurso de desenvolvimento a partir de
saberes e vivências, fortalecendo a práxis pedagógica ideal para cada etapa
da aprendizagem dos estudantes.
O trabalho pedagógico por meio das competências e habilidades indi-
cadas neste Guia garante a consonância na construção e mobilização de
diversos recursos, noções, conhecimentos, métodos, informações, proce-
dimentos, técnicas, para interagir e propor intervenções sociais que favo-
reçam a si mesmo e ao outro haja vista contextos desafiadores, resultando
em soluções plausíveis e alcançando os objetivos por meio dos conjuntos
de habilidades.
Para embasamento na construção do planejamento docente, foram sele-
cionadas competências ético-estéticas e políticas das Matrizes Curriculares
da Educação Básica do Brasil Marista da área de Ciências Humanas e suas
tecnologias, tanto da área de conhecimento quanto dos componentes cur-
riculares. A seguir, é apresentada essa seleção com a indicação de origem.
COMPETÊNCIAS GERAIS MATRIZ MARISTA
Ético-estéticas
• Apreender e construir valores e atitudes, fomentados e inspirados no ca-
risma marista, que orientem ao cuidado com o outro, com o mundo e com
a natureza, de modo que a solidariedade, a sustentabilidade, a justiça e a
dignidade da pessoa humana sejam as bandeiras que orientem as ações
individuais, com vistas à construção de uma realidade justa e sustentável.
• Compreender, de maneira crítica e autônoma, os vários momentos his-
tóricos, de modo a perceber que os contextos históricos são construções
humanas voluntárias e intencionais, a partir de saberes, identidades, cul-
turas e potencialidades, que podem ser transformados de acordo com o
interesse dos seres humanos.
12