Page 12 - Interioridade e Projeto de Vida
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3. Matriz de habilidades

                              Componente curricular Interioridade e Projeto de Vida








                              As Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista das áreas do
                              conhecimento apresentam as competências (acadêmicas, ético-estéticas,

                              políticas e tecnológicas) como um percurso de desenvolvimento a partir de
                              saberes e vivências, fortalecendo a práxis pedagógica ideal para cada etapa
                              da aprendizagem dos estudantes.

                              O trabalho pedagógico por meio das competências e habilidades indi-

                              cadas neste Guia garante a consonância na construção e mobilização de
                              diversos recursos, noções, conhecimentos, métodos, informações, proce-
                              dimentos, técnicas, para interagir e propor intervenções sociais que favo-
                              reçam a si mesmo e ao outro haja vista contextos desafiadores, resultando

                              em soluções plausíveis e alcançando os objetivos por meio dos conjuntos
                              de habilidades.

                              Para embasamento na construção do planejamento docente, foram sele-

                              cionadas competências ético-estéticas e políticas das Matrizes Curriculares
                              da Educação Básica do Brasil Marista da área de Ciências Humanas e suas
                              tecnologias,  tanto da área de conhecimento quanto dos componentes cur-
                              riculares. A seguir, é apresentada essa seleção com a indicação de origem.





                              COMPETÊNCIAS GERAIS MATRIZ MARISTA


                              Ético-estéticas

                              •  Apreender e construir valores e atitudes, fomentados e inspirados no ca-
                                 risma marista, que orientem ao cuidado com o outro, com o mundo e com
                                 a natureza, de modo que a solidariedade, a sustentabilidade, a justiça e a
                                 dignidade da pessoa humana sejam as bandeiras que orientem as ações
                                 individuais, com vistas à construção de uma realidade justa e sustentável.

                              •  Compreender, de maneira crítica e autônoma, os vários momentos his-
                                 tóricos, de modo a perceber que os contextos históricos são construções
                                 humanas voluntárias e intencionais, a partir de saberes, identidades, cul-

                                 turas e potencialidades, que podem ser transformados de acordo com o
                                 interesse dos seres humanos.


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