Page 13 - Interioridade e Projeto de Vida
P. 13

Políticas
               •  Compreender e mobilizar conhecimentos, valores, interesses e ha-

                   bilidades, no sentido de intervir efetiva e criticamente na realidade,
                   defendendo ideias e opiniões que promovam os direitos humanos, a
                   consciência socioambiental e a construção de sua identidade de sujeito
                   atuante e autônomo.




               COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS ÉTICO-ESTÉTICAS

               O componente de origem de cada competência da matriz marista está in-

               dicado a seguir.


               Ensino Religioso

               •  Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, en-

                   quanto expressão de valor da vida.
               •  Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, mo-
                   dos de ser e viver.



               Filosofia

               •  Desenvolver uma atitude dialógica e respeitosa com o diferente e com as
                   diferenças.
               •  Identificar a dimensão e a experiência estética na vida humana, compre-
                   endendo a realidade pela sensibilidade.



               Geografia

               •  Construir valores e atitudes, inspirados nos princípios maristas, com vis-
                   tas à valorização e ao respeito ao outro, ao mundo e à natureza, de modo

                   que a solidariedade, a sustentabilidade, a justiça e a dignidade sejam os
                   referenciais que  orientem  as ações  individuais e coletivas, visando  à
                   construção de uma realidade justa e sustentável.





                                                                                                              13
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18