Page 13 - Interioridade e Projeto de Vida
P. 13
Políticas
• Compreender e mobilizar conhecimentos, valores, interesses e ha-
bilidades, no sentido de intervir efetiva e criticamente na realidade,
defendendo ideias e opiniões que promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e a construção de sua identidade de sujeito
atuante e autônomo.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS ÉTICO-ESTÉTICAS
O componente de origem de cada competência da matriz marista está in-
dicado a seguir.
Ensino Religioso
• Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, en-
quanto expressão de valor da vida.
• Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, mo-
dos de ser e viver.
Filosofia
• Desenvolver uma atitude dialógica e respeitosa com o diferente e com as
diferenças.
• Identificar a dimensão e a experiência estética na vida humana, compre-
endendo a realidade pela sensibilidade.
Geografia
• Construir valores e atitudes, inspirados nos princípios maristas, com vis-
tas à valorização e ao respeito ao outro, ao mundo e à natureza, de modo
que a solidariedade, a sustentabilidade, a justiça e a dignidade sejam os
referenciais que orientem as ações individuais e coletivas, visando à
construção de uma realidade justa e sustentável.
13