Page 32 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
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Materiais Necessários: 81 folhas de papel A4 para 27 cubos - Sendo: 36
                 para 12 cubos; 24 para 8 cubos; 18 para 6 cubos e 3 para 1 cubo.
                 Tesoura
                 Régua graduada
                 Cola/Cola de silicone
                 Velcro
           Participantes: 35 alunos
           Preparação da Aula Prática:
               1. Professor assistir à videoaula de dobradura e construção de um cubo.
               2. Mesas devidamente posicionadas de modo a garantir a mobilida-
               de de estudantes e professores.
               3. Material necessário a cada grupo disponibilizado nas mesas.
               4. Roteiro disponibilizado em cada uma das mesas.
           Roteiro:
           1º Em cada uma das mesas disponibilizar:
           - Papel A4.
           - Régua.
           - Tesoura.
           2º Para a montagem: Dobrar uma folha de papel A4 retangular ao meio,
           para em seguida, recortá-la, obtendo assim duas partes retangulares me-
           nores e iguais.
           Com a parte retangular menor, faça um quadrado por meio de outra
           dobradura e recorte.
           Com um quadrado, faça a dobradura para obter a estrutura de encaixe.
           Com as estruturas definidas, monte o cubo, (unidade).
           Solicitar aos estudantes que construam os 27 cubos, de acordo com as
           cores pré-definidas e quantidades definidas (12, 8, 6, 1 cubo).
           Para determinar o cubo, da soma final, solicitar aos estudantes que colem
           os velcros nos cubos, de acordo com seus contatos de faces e termos do cubo.
           Orientações Gerais:
           Ao trabalhar com a oficina do cubo da soma de dois termos, indicamos
           que o professor dialogue com a turma sobre os conceitos do cubo da soma
           de dois termos, previamente apresentados em sala de aula. O professor
           ainda pode apresentar as estruturas presentes nas dobraduras (polígonos,
           como triângulos, quadriláteros), Relação de Euler, diagonal externa e in-
           terna de um paralelepípedo, por meio do Teorema de Pitágoras.



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