Page 29 - Diretrizes do Laboratório de Matemática
P. 29

2º - Para a montagem:

                     Recortar sete círculos de cartolina e representá-los na forma de diagrama
                     de Venn, como na fi gura F5.
                     Fixar os números.
                     Solicitar aos estudantes que completem cada círculo de modo que a
                     soma dos números seja zero.

                     Orientações Gerais:

                     Ao trabalhar com a ofi cina de números inteiros, indicamos que o profes-
                     sor dialogue com a turma sobre os conceitos de números inteiros previa-
                     mente apresentados em sala de aula. O professor ainda pode apresentar a
                     relação de inclusão e os subconjuntos dos números inteiros.
                     Após os diálogos acima, solicite aos estudantes que completem cada cír-
                     culo de modo que a soma dos números seja sempre zero, considerando as
                     regras de sinais utilizadas para o trabalho com este conjunto.
                                          Metodologia
                                         Números inteiros






                     F1 - Amarre um                       F3 - Recorte cada cír-
                     barbante 16cm no  F2 - Fixe o lápis no   culo (ao todo sete cír-
                     lápis como mostra a  centro do círculo.  culos.)
                     fi gura.







                     F4 -  o diagrama de  F5 - Diagrama apre-  F6 - Resposta espera-
                     Venn.             sentado aos estudantes.  da.

                     Bibliografi a: https://bit.ly/2K8a71n Acesso: em 20 de mar.2019.




                                                                         29
   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34