Page 37 - Guia do laboratório de matemática
P. 37

5. FERRAMENTAS AUXILIARES

               PARA A APRENDIZAGEM

               MATEMÁTICA NO ENSINO
               MÉDIO


          Neste segmento, o foco é o desenvolvimento lógico-matemático para além desse
          olhar matemático, considerando o projeto de vida do estudante. As estratégias
          como cálculo mental, contas com algoritmos e criação de gráficos e de figuras
          geométricas com lápis, borracha, papel, régua, esquadro e compasso, contextua-
          lizações interdisciplinares, dentre outros, seguem sendo essenciais para o desen-
          volvimento do raciocínio matemático neste segmento. As inovações tecnológicas
          poderão auxiliar o trabalho em matemática, com o foco do professor centrado em
          investigações matemáticas. Para auxiliar,apresentamos a seguir ferramentas e
          aplicativos que podem ser utilizadas de forma alinhada ao planejamento docente.
          5.1 Possibilidades tecnológicas – Ensino Médio

          No Ensino Médio, ao considerarmos as constantes transformações no mundo
          da educação em razão do uso das tecnologias, nota-se que isso tem afetado di-
          retamente o planejamento de nossas aulas e as maneiras de ensinar e de produ-
          zir informações. Sugerimos, neste guia, que as ferramentas para o ensino sejam
          utilizadas de modo intencional e objetivo, e que, após seu uso, os educadores
          possam perceber o quanto essas ferramentas podem ser úteis ao processo de ensi-
          no-aprendizagem de nossos estudantes.









          a)







                   Matlab: MATLAB Login | MATLAB & Simulink (mathworks.com)






           36  Guia do Laboratório de Matemática
   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42