Page 35 - Guia do laboratório de matemática
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•   O jogador seguinte faz o mesmo. Dessa vez, tendo como base a carta colocada
             pelo jogador anterior.
          •   Caso o aluno não tenha em mãos alguma carta com valor numérico equiva-
             lente ou de mesma cor, deverá puxar uma carta do baralho.
          •   Ao jogar a penúltima carta, o jogador deve anunciar em voz alta “UNO" para
             que todos saibam que lhe resta somente uma carta nas mãos. Se não fizer isso,
             os demais jogadores podem obrigá-lo a comprar mais duas cartas.
          •   A rodada termina quando um dos jogadores zerar as suas cartas nas mãos.
              Fonte: Jogo disponibilizado em: https://www.laboratoriosustentaveldematematica.
             com/2017/04/uno-de-potencia-para-download.html. Acesso em: 20 ago. de 2021.

          4.4 Domináticos
          Apresentação: o jogo “Domináticos” trabalha com potenciação, radiciação e
          visa o desenvolvimento de competências basilares para a área de matemática
          pelos estudantes.
          •   Segmento: Ensino Fundamental Anos Finais
          •   Série: 6° ano ao 9º ano
          •   Duração: 50 min
          •   Quantidade de participantes: 20 estudantes (10 - Domináticos). Em anexo,
             encontra-se o exemplo de jogo para impressão, ressaltamos não se tratar aqui
             de um jogo fechado, cada professor poderá criar novas peças.
          Acesse vídeo explicativo da atividade em: https://youtu.be/aRApWrsNGaI

          Competência:  Resolver  situações-problema  contextualizadas,  descrever  e
          validar estratégias de solução alicerçadas em formas de raciocínio, conceitos e
          procedimentos matemáticos, apresentando resultados de forma precisa e argu-
          mentativa.
          Habilidade 6º ano: Resolver e elaborar problemas do cotidiano que envolvam
          o cálculo da fração de um todo contínuo ou discreto cujo resultado seja um
          número natural.
          Habilidade 7º ano: Determinar, dos conjuntos de divisores de dois ou mais
          números naturais, o conjunto dos divisores comuns e o máximo divisor comum
          entre eles.

          Habilidade 8º ano: Aplicar conhecimentos de cálculo de potências de expoentes
          inteiros na representação de números e na notação científica.
          Habilidade 9º ano: Resolver e elaborar problemas do cotidiano envolvendo
          números racionais, suas diferentes representações, as operações adição, subtração,
          multiplicação, divisão, potenciação e radiciação e propriedades.
          Objetivo: Discutir e aplicar regras de números inteiros, racionais, potenciação e
          radiciação, de uma forma lúdica.



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