Fundado em 1903, o Colégio Marista Diocesano surge a partir da chegada, em Uberaba, dos cinco primeiros Irmãos Maristas, todos franceses, para assumirem uma escola da diocese. As aulas tiveram início dia 3 de fevereiro de 1903, com 86 alunos, internos e externos.

Nos últimos anos, a Unidade tem atuado com foco no desenvolvimento de um currículo inovador, permeado por valores tais como espírito de família, solidariedade e simplicidade. Nesse sentido, propomos projetos como a Parada do Cuidar, o Entardecer Cultural e a Feira Cultural para a Educação Infantil. No Ensino Fundamental temos a Semana Marista de Arte, Cultura e Conhecimento, o Projeto de Leitura e o Sarau Folclórico. No Ensino Fundamental II, como em todos os demais, é trabalhado o incentivo à leitura por meio das ferramentas tecnológicas, como Padlet e Socrative, o ensino de Robótica e pensamento computacional, entre outros projetos. Para o 9º ano e Ensino Médio, o colégio promove aulões interdisciplinares, oficinas de produção de texto, revisões extra de obras literárias e para o Enem propomos o aprofundamento em todas as áreas de conhecimento.

A proposta educativa Marista baseia-se na oferta de um ensino mediado por educadores qualificados e ambiente favorável à aprendizagem, com salas de aulas com projetores multimídia e com a tecnologia 3D, laboratórios de química, física e biologia, além de sala Google for education, sala de robótica e sala maker que possibilitam ao aluno utilizar a tecnologia a serviço da aprendizagem. O Marista Diocesano adota, em seu currículo, o Programa Bilíngue, parceria com a Universidade de Cambridge, na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Para estudantes do 8º ano ao 1º ano do Ensino Médio, o colégio oferece o High School, programa em que os estudantes podem obter dupla certificação, no Brasil e nos Estados Unidos, tendo o currículo escolar norte-americano ministrado paralelamente ao brasileiro.

O Colégio Marista Diocesano atende, atualmente, cerca de 1.200 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Fernando Tiago Kotz exerce a direção, ao lado de Priscilla de Paula Brito Souza, Vice-diretora Administrativa. E conta com uma equipe técnica capacitada para orientar o ensino e a aprendizagem dos estudantes, dando continuidade, junto com os demais 28 colégios do Marista Centro Norte, ao sonho de nosso fundador, São Marcelino Champagnat.