Fundado em 1953, o Colégio Marista Colatina surge a partir da chegada dos Irmãos ao estado do Espírito Santo, mais especificamente em Colatina. Dentre as ações marcantes deste período destacam-se o nome do Colégio, que se chamava Ginásio Nossa Senhora do Brasil e funcionava com o sistema de internato para os alunos que vinham do interior. Só estudavam educandos do sexo masculino e as aulas eram ministradas pelos próprios Irmãos. Mas, a partir de 1968, quatro importantes acontecimentos vieram enriquecer a história da Unidade: abertura de matrícula para o sexo feminino, da pré-escola e do 2º grau, integração dos leigos às atividades da escola e ensino fundamental gratuito para crianças e jovens de baixa renda da comunidade colatinense.

Nos últimos anos, a Unidade tem atuado com o foco no desenvolvimento de currículo inovador, permeado por valores como espírito de família, solidariedade e simplicidade. Nesse sentido, são realizadas iniciativas como o Marista em Ação, o Programa Bilíngue, a educação tecnológica, empreendedorismo e projeto de vida, e as diversas atividades da pastoral.

Na perspectiva da proposta educativa Marista, o colégio oferece educadores qualificados e ambiente favorável à aprendizagem, com laboratórios de Robótica, Química, Física, Biologia e Matemática, espaço amplo para a prática esportiva.

O Colégio Marista Colatina atende, atualmente, cerca de 685 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Jorge Vargas exerce a Vice Direção Educacional, ao lado de Rodrigo Boone, Vice Diretor Administrativo.