Formação Docente

No Marista, os educadores também são prioridade quando o assunto é qualificação. Ao longo do ano, recebem formações voltadas ao exercício profissional, nas Jornadas Pastorais Pedagógicas, nos encontros semanais nos colégios e escolas e em cursos de extensão no Núcleo Marista de Educação a Distância (NeaD). Tudo em sintonia com a premissa de que a ação do educador articula o currículo em sala de aula e favorece o ensino e a aprendizagem.

Além disso, as Diretrizes para a Formação Continuada Docente orientam as iniciativas, de forma a permitir a eles agregarem novos conhecimentos, capazes de transformar o contexto escolar e, consequentemente, a vida dos alunos, dentro da missão de Champagnat, com ética, justiça e solidariedade.

Saiba mais sobre nossa formação docente.

Cursos NEaD

Oferecemos, em nossa plataforma exclusiva de aprendizagem à distância, cursos para docentes, equipes técnicas e gestoras, especialistas, auxiliares e demais colaboradores. Esses cursos, em parceria com a Universidade Católica de Brasília – UCB, conferem certificação de curso de extensão para nossos colaboradores.

Acompanhamento pedagógico

Nossa Gerência Socioeducacional oferece aos educadores formações sobre metodologias, tendências pedagógicas e tecnologia digital. Em 2023 foram mais de 230 atendimentos realizados. Além das formações, são realizadas periodicamente visitas técnicas presenciais, que contribuem para consolidar as práticas educativas e garantir os resultados de excelência no Marista Centro-Norte.

Plano anual de formação docente

Nossas unidades socioeducacionais são orientadas à elaboração de plano anual docente com itinerários formativos voltados às práticas pedagógicas mais atuais, incluindo metodologias ativas, ferramentas tecnológicas, ensino inovador e avaliação da aprendizagem, além da vivência do carisma marista. Nossas quartas-feiras de formação são promovidas em todas as unidades socioeducacionais e consideram o calendário institucional pastoral e acadêmico, trazendo uma parceria marista única para as práticas docentes qualificadas e imersas na Missão de Champagnat e nos valores institucionais.

Cursos Cambridge – Teaching Speaking e TKT – Teacher Knowledge Test

Em 2023, mais de 200 educadores maristas realizaram cursos com reconhecimento global em parceria com a Cambridge para qualificação das práticas docentes dos professores que atuam no Programa Marista Bilíngue.

Certificação Microsoft Innovative Educator - MIE Expert.

Em 2023 alcançamos um recorde histórico de 781 educadores certificados, motivo de muito orgulho para nossa comunidade acadêmica. O reconhecimento sinaliza o preparo para a educação do século XXI e marca a caminhada da instituição no desenvolvimento de atividades inovadoras.

Jornada Pastoral Pedagógica - JPP

Realizada anualmente, a Jornada Pastoral Pedagógica tem como objetivo garantir a formação dos educadores na missão e carisma marista, analisar os resultados das avaliações em larga escala e processuais, e aprofundar conhecimentos sobre a prática pedagógica. É um período de importante preparação para o início do ano letivo.

Encontros formativos presenciais

Em 2023, o Encontro Cenários Educacionais para Anos Finais e Ensino Médio recebeu, em Brasília, os coordenadores pedagógicos que vivenciaram formações sobre análise de dados educacionais e evidências de aprendizagem. Outro encontro pedagógico promovido em 2023 foi para o grupo de professores especialistas do Programa Marista Bilíngue, que abordou metodologias para aprendizagem eficaz no ensino de língua inglesa e a realização de simulados e certificações oficiais Cambridge. O Encontro Programa Marista Bilíngue contou com a participação dos cerca de 20 professores especialistas das unidades socioeducacionais.

MBA e Mestrado em parceria com a Universidade Católica de Brasília - UCB

Em 2023, foram 781 educadores maristas certificados, motivo de muito orgulho para nossa comunidade acadêmica. O reconhecimento sinaliza o preparo para a educação do século XXI e marca a caminhada da instituição no desenvolvimento de atividades inovadoras.