Registro da escuta realizada no Marista São José – Tijuca

Inclusão, participação e olhar social estão entre os desejos dos estudantes para o futuro dos colégios e escolas maristas. Os grupos fizeram parte da escuta pré-Assembleia e Capítulo, realizada com os diferentes públicos na fase preparatória aos eventos. O objetivo da iniciativa, proposta pela comissão organizadora, foi fazer o levantamento de pautas, questões e demandas para a nova gestão do Marista Centro-Norte, que assumirá no triênio 2022-2024. Os resultados serão compartilhados com Irmãos e leigos convidados, de 13 a 18 de dezembro, em Brasília (DF), e servirão de insumos para a indicação das prioridades de atuação dos próximos três anos.

Dentro do universo de alunos, presentes em 16 estados e no Distrito Federal, contribuíram integrantes da Pastoral Juvenil Marista (PJM), Comissão de Juventudes e GT do Laicato Jovem e educandos das demais séries. Inspirados por perguntas motivadoras, fizeram rodas de conversa, debates, vídeos e imagens para registrarem seus posicionamentos. Refletiram sobre questões como “O que traz esperança ao coração?” “Que escola marista você sonha?” e “Quais passos para abraçar o futuro com profecia?”, dentre outras.

Escutas anteriores também contemplaram Irmãos, equipes diretivas, formandos e formadores, coordenadores de comitês, Assessoria de Missão, gestores do Escritório Central e da Província Marista Brasil Centro – Norte.

Confira as fotos dos resultados do diálogo com as juventudes.

Depoimentos

“Sonho com uma escola marista onde todos tenham o desejo de estudar, por ser conhecida como um lugar que troca ideias, conhecimento, emoções e memórias”.

“Um Marista que potencialize, fortaleça e valorize as individualidades dos alunos”.

“Acreditar, ter fé, força e esperança, justiça e determinação.

Bianca Brandão – Colégio Marista Patamares

Estudantes da PJM – Colégio Marista Palmas