Ir. José de Assis Elias de Brito

Escolhido para o mandato de 2022 a 2024, na Província Marista Brasil Centro-Norte, com sede em Taguatinga (DF), e como diretor-presidente das mantenedoras UBEE – UNBEC. Natural de Araçagi, estado da Paraíba, Ir. Assis, como é conhecido, nasceu em 15 de outubro de 1979. É ex-aluno Marista, tendo cursado a educação básica no Colégio Marista Pio X, em João Pessoa (PB).

Iniciou a caminhada como Irmão em 1999, quando ingressou no Aspirantado em Nísia Floresta (RN). Fez o Pré-Postulantado no ano de 2000, em Fortaleza (CE); o Postulantado em 2001, na cidade de Natal (RN) e o Noviciado também em Fortaleza (CE). Realizou a Primeira Profissão em 2003 e, no ano seguinte, ingressou no Juniorato, em Belo Horizonte (MG). Em 2009, realizou os Votos Perpétuos. É formado em Pedagogia e em Teologia e possui pós-graduação em Gestão Educacional e em Teologia da Vida Religiosa. Tem formação em Ensino Religioso e Escola em Pastoral e em Metodologia Catequética, além de ser formado conselheiro pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Atualmente, é estudante do MBA em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo. Em sua missão, como Irmão Marista, foi diretor do Colégio Marista Champagnat – Taguatinga, coordenador da Área de Vida Consagrada e Laicato e da Área de Missão da UMBRASIL. Também atuou como vice-presidente das mantenedoras União Brasileira de Educação e Ensino e da União Norte Brasileira de Educação e Cultura, no período de 2013 a 2015, além de exercer a função de conselheiro provincial por dois mandados consecutivos, de 2013 a 2018. Por alguns anos, fez parte da Rede de Espiritualidade Apostólica Marista do Continente Americano.

Até assumir como provincial, é Animador Canônico da Comunidade Marista de Natal, membro do Comitê da Região América Sul, Diretor do Colégio Marista de Natal e membro partícipe do Comitê Provincial de Governança Corporativa das Mantenedoras UBEE-UNBEC. No Estado do Rio Grande do Norte, é conselheiro e coordena o Conselho Estadual da Associação de Escolas Católicas.

Leia a entrevista com o novo provincial