Fundado em 12 de abril de 1903, o Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré surge a partir da chegada dos Irmãos ao estado do Pará, mais especificamente em Belém. Dentre as ações marcantes deste período destacam-se a fundação do Instituto Nossa Senhora de Nazaré, em 1914. Localizado na travessa 14 de Março, inicialmente foram matriculados 40 alunos, sob a direção do Irmão Mário Elói, auxiliado pelos Irmãos Henrique e Bernardo Aguiar.

O prédio da Av. Nazaré foi inaugurado em 1930 e a direção do Colégio Nossa Senhora do Carmo foi entregue aos padres Salesianos. Em1943, sob a direção do Irmão Júlio Jonquet, o Instituto Nossa Senhora de Nazaré passa a se chamar Colégio Nossa Senhora de Nazaré.

Nos últimos anos, a Unidade tem atuado com o foco no desenvolvimento de currículo inovador, permeado por valores como espírito de família, solidariedade e simplicidade. Nesse sentido, são desenvolvidos projetos como robótica, programa bilíngue, desenvolvimento do autoconhecimento, empreendedorismo e inteligência emocional, bem como ações que potencializam as competências leitoras e escritoras dos estudantes com foco na excelência educacional e de preparação para o ENEM e vestibulares.

Na perspectiva da proposta educativa Marista, o colégio oferece educadores qualificados e ambiente favorável à aprendizagem, com laboratórios, espaço maker, sala multimeios e espaços para práticas de atividades esportivas, artísticas e culturais.

O Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré atende, atualmente, cerca de 2.100 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Ir. Iranilson Correia de Lima exerce a direção, ao lado de Aynara Ferreira Gaia (vice-diretora Educacional) e Alexsandro Pimentel Câmara (vice-diretor Administrativo).