Na próxima segunda-feira, 1º de junho, em meio aos atuais desafios, o Marista Centro-Norte promove a abertura oficial da Semana Champagnat 2020. O evento será realizado por meio de videoconferência, das 9h às 10h, e a Coordenação de Evangelização, à frente do projeto, convida toda a comunidade educativa, Irmãos, leigos e leigas, para participar deste momento tão significativo para a Instituição. O evento poderá ser acompanhado, ao vivo, pelo link https://marista.edu.br/aovivo

A Semana Champagnat, que acontecerá de 1º a 6 de junho, nas Unidades Socioeducacionais, do Marista Centro-Norte, é uma forma de lembrar a história de São Marcelino Champagnat, que, há mais de 200 anos, acreditou que era possível mudar a vida de crianças e jovens, por meio da educação evangelizadora. O período em que acontece as celebrações, também, rememora o Dia de Champagnat, celebrado em 6 de junho, no mundo todo.

Para o gestor da Coordenação de Evangelização, Ir. Maicon Donizete Andrade, o momento atual, além de nos trazer desafios para a celebração da Semana, nos traz, também, a esperança que Champagnat sempre carregou consigo. “Neste ano, faremos diferente: as ações e atividades serão realizadas, virtualmente, pelos estudantes das escolas sociais e dos colégios particulares. Isso não as tornam menos importantes, muito pelo contrário, mostra a capacidade de o Marista se reinventar e de continuar trabalhando com os estudantes esta temática, de celebrar o fundador, e de fazer memória da missão e do legado de Champagnat”, reforçou Ir. Maicon Donizete.

Tema e lema

A Semana Champagnat 2020 apresenta-nos o tema Champagnat, agente de mudança, que nos convida a cultivarmos a consciência de pertença e corresponsabilidade no cuidado com a vida no planeta. Como grande educador, Champagnat é símbolo de agente de mudança, amigo da Terra e amigo de todas as crianças, adolescentes e jovens.

O lema Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo se inspira na poesia de Carlos Drummond de Andrade (Sentimento do mundo, 1940), e reflete os sentimentos do poeta sobre o mundo no seu contexto histórico: a humanidade ainda se recuperava da 1ª Grande Guerra e vivia a iminência da 2ª Guerra Mundial, a ascensão do nazi-facismo e a imposição do Estado Novo de Vargas.

Foi um período de grande apreensão e pessimismo, mas Drummond quis manter viva a esperança, lançando-se ao encontro da história para fortalecer os laços universais de paz e busca pelo bem-comum. “De modo semelhante, vivemos hoje os desafios impostos pela Covid-19 e o isolamento social. Assim, somos instigados a unirmos corações e sentimentos, ressignificando nossa consciência humanitária e cultivando laços de solidariedade universal”, lembrou o gestor, da Coordenação de Evangelização, Ir. Maicon.

Preparativos

Ainda, nesta semana, haverá uma videoconferência de formação docente, para a Semana Champagnat. A ideia é preparar as equipes pedagógicas e de pastorais, para tratar da temática, durante a semana da celebração.

Os materiais também já estão disponíveis, em ambiente próprio, para acesso. São documentos como o texto-base, oração, boas práticas, peças de comunicação, e sugestões de atividades, para serem trabalhadas, no ambiente virtual de aprendizagem.

Vamos celebrar Champagnat, para que a nossa esperança possa ser, cada vez mais, fortalecida!

Assista aqui o vídeo do superior-geral, do Instituto Marista, Ernesto Sánchez, sobre a Semana Champagnat.