Maristas em ação! Foto: divulgação

Ações de solidariedade sempre fizerem, e, fazem, parte do Mundo Marista, seja no Brasil ou no exterior, onde temos várias unidades espalhadas pelo mundo. Em tempos de pandemia, isso só se solidifica e toma proporções ainda maiores. Aqui no Brasil, o Marista Centro-Norte, por meio de um grupo composto por várias frentes interdisciplinares, organiza ações, atividades e campanhas de solidariedade, para responder, concretamente, às necessidades dos grupos mais vulneráveis, que, neste período, têm sofrido com os impactos sociais, causados pela pandemia do novo coronavírus.

As ações são capitaneadas pela Província Marista Brasil Centro-Norte, Organização Religiosa administrada pelos Irmãos Maristas, que, por meio de parcerias com entidades nacionais e internacionais, tem se dedicado a realizar atividades que promovem bem-estar e conforto aos mais necessitados. Dentre as organizações parceiras nos projetos, destacam-se a instituição católica alemã, Adveniat, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB – Regional/DF), a Cáritas Brasileira, além de hospitais, paróquias e comunidades religiosas, nas quais o Marista atua.

Dentre as ações realizadas, a Província Marista Brasil Centro-Norte doou mil máscaras de tecido, para o Hospital Universitário de Brasília, da Universidade de Brasília (HuB/UnB), além de ter fortalecido a organização de Costureiras do Distrito Federal, com repasses financeiros para esta cooperativa. A Instituição, também, distribuiu cestas básicas para a Comunidade do Sol Nascente, em Ceilândia (DF), e para trabalhadores e famílias, da Cooperativa de Catadores Pró-Recife, de Recife (PE).

Para o Ir. José Augusto Júnior, à frente da Organização Religiosa, participar deste momento é muito mais do que simplesmente ajudar os mais necessitados, pois a solidariedade, além de ser uma área da Instituição, é uma missão. “Não podemos ficar alheios a tudo isso, uma vez que Champagnat nos deixa este legado de amparar, auxiliar e assistir os mais desfavorecidos. As ações que promovemos são respostas práticas a este momento em que a economia, a saúde, a cidadania e a dignidade se enfraquecem perante à pandemia. Assumimos este papel como missão, como Instituição, e, principalmente, porque somos Maristas de Champagnat”, reforçou Ir. José Augusto.

Ações locais nas Unidades Socioeducacionais

Além das ações institucionais, as Unidades Socioeducacionais, do Marista Centro-Norte, compostas por escolas sociais e colégios particulares, também têm realizado várias atividades neste sentido. Uma delas, o Drive-thru Solidário, realizado em diversas Unidades, arrecadou inúmeros itens, como alimentos não perecíveis, cestas básicas, roupas e outros bens, que foram destinados a instituições necessitadas, em vários estados brasileiros.

A campanha teve adesão significativa das famílias e estudantes, resultando no auxílio a um número considerável de pessoas. Em alguns colégios e escolas, a campanha ainda está em curso, com perspectiva de continuidade.

Se, por um lado, os colégios particulares, do Marista Centro-Norte, promovem ações para doar a quem precisa, a escolas sociais da Instituição, que atendem, gratuitamente, mas de 5.375 estudantes, em vários estados brasileiros, recebem auxílios para fornecer às famílias destes alunos, já que muitas delas dependem, exclusivamente, das condições que a escola oferece. São, principalmente, doações de alimentos: cestas básicas e produtos hortifrutigranjeiros. As escolas sociais também cumprem um papel cidadão, ao ceder os seus espaços para que as famílias se cadastrem, para o recebimento do auxílio emergencial do Governo Federal.

De acordo com o analista de Solidariedade, Clemilson Graciano, as ações locais pulverizam a solidariedade pelos diversos estados, onde o Marista Centro-Norte possui colégios e escolas. “Atuamos em diversas frentes e atendemos as inúmeras demandas: sejam elas mais emergenciais, como a distribuição de cestas básicas, ou que oferecem mais dignidade, como o fortalecimento de cooperativas e a disposição em criar espaços para as pessoas se cadastrarem em programas governamentais de auxílio. E, assim, o Marista Centro-Norte vem trabalhando na educação de qualidade, e na solidariedade que conforta”, finalizou o analista.