O Marista Centro-Norte se prepara para a Semana Champagnat 2020, que, este ano, será de 1º a 6 de junho, e acontecerá nas 28 Unidades Socioeducacionais – 9 escolas sociais e 19 colégios particulares. Para iniciar os trabalhos, a Coordenação de Evangelização, à frente do projeto, reuniu, nesta semana, por meio de videoconferência, as equipes pastorais-pedagógicas das unidades, para auxiliar e propor subsídios para a organização da semana, em cada colégio e escola.

A ideia do encontro foi para apresentar a temática da Semana Champagnat 2020, com tema, lema e o texto-base, que ampara todo o trabalho dos educadores. Além disso, foi informado, também, o cronograma das demais videoconferências, e seus respectivos participantes, para mais direcionamentos, recursos e incentivos, para que a Semana Champagnat alcance os resultados esperados.

O tema deste ano é Champagnat, agente de mudança, e nos convida a cultivarmos a consciência de pertença e corresponsabilidade no cuidado com a vida no planeta. Já o lema Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo, se inspira na poesia de Carlos Drummond de Andrade, e reflete os sentimentos do poeta sobre o mundo, considerando o contexto histórico – a humanidade ainda se recuperava da 1ª Grande Guerra e vivia a iminência da 2ª Guerra Mundial, a ascensão do nazi-facismo e a imposição do Estado Novo de Vargas.

Semana Champagnat virtual

Como a maioria dos eventos e pautas, em 2020, as atividades propostas para a Semana Champagnat serão virtuais, devido ao distanciamento social, que nos foi imposto, pela pandemia, provocada pelo novo coronavírus. O texto-base traz jogos, momentos culturais, lives, cine-fórum, brincadeiras, que podem ser realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, por meio de metodologias adequadas à nova realidade.

Para o coordenador de Evangelização, Ir. Maicon Donizete Andrade, a Semana Champagnat é expressão do desejo se fortalecer o conhecimento sobre a vida e o legado do fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat. “Ao reconhecermos Marcelino como agente de mudança no seu tempo histórico, queremos, também, fortalecer nossa consciência de pertença e corresponsabilidade para com o planeta. Cuidar da vida faz parte do nosso jeito marista de ser. Queremos ser agentes de mudança em nosso mundo. Sabemos que temos apenas duas mãos, mas nossos corações carregam os sentimentos e as esperanças de toda a humanidade”, enfatiza o coordenador.

Ir. Maicon, também, fala dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como inspiração, “ao assumirmos uma postura de guardiões e guardiãs do planeta, com práticas pastorais e pedagógicas humanizadas e inovadoras, que educam mentes e corações”.

Anota aí!

A Coordenação de Evangelização ainda promoverá duas videoconferências sobre a Semana Champagnat, para reforçar o assunto e trazer mais recursos para se trabalhar o projeto em sala de aula. Em 26 de maio, a formação será das 15h às 16h, com assessoria do Ir. Rafael Ferreira, diretor do Centro de Estudos Maristas (CEM). No dia 27 de maio, das 18h15 às 19h45, haverá outra videoconferência sobre a temática. Pastoralistas, professores e equipes pedagógicas estão convidados para participar destes dois momentos.

Estas formações irão permitir um bom planejamento das atividades e ações, que compõem a Semana Champagnat 2020, fazendo com que as escolas e colégios se tornem lugares privilegiados para a formação de bons cristãos e de cidadãos comprometidos com a construção de um mundo justo, solidário e sustentável.