Na próxima semana, de 18 a 22 de maio, o Marista Centro-Norte se dedicará à Semana de Mobilização contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O projeto, que tem à frente a Coordenação de Solidariedade, foi lançado em 2019, e tem por objetivo refletir a temática da Proteção Integral, nas Unidades Socioeducacionais, da Instituição, que são compostas por 9 escolas sociais e 19 colégios particulares.
Neste ano, diante do cenário de distanciamento social, a Semana de Mobilização precisou ser reestruturada e será realizada, virtualmente, com o nome de Campanha +Proteção. A ideia é que ela seja atemporal, com o objetivo de sensibilizar estudantes, famílias, educadores e sociedade civil para a importância e corresponsabilidade na Proteção Integral de Crianças e Adolescentes.
O projeto, também, reforça a campanha nacional Faça Bonito, que enfatiza o Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Neste ano, a campanha completa 20 anos de existência, como uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.
Campanha +Proteção
O lema da Campanha +Proteção é construir espaços seguros que promovam a cidadania e a defesa de direitos. A proposta é mobilizar os públicos para participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, para que possam se desenvolver de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Mas como fazer isso de forma virtual? O jeito foi ressignificar as ações pedagógicas junto aos estudantes. A Coordenação de Solidariedade sugere uma série de atividades on-line, para cada segmento educacional, que se baseia na Política Institucional de Proteção de Crianças e Adolescentes, do Marista Centro-Norte; no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); e na Campanha Nacional Faça Bonito.
São atividades como contação de histórias, com fantoches, e pinturas e colagens, com a flor-símbolo da Campanha Faça Bonito – para a Educação Infantil. Para o Ensino Fundamental, a ideia é trazer vídeos motivadores, livros e jogos; e, para o Ensino Médio, o cine-debate, com a temática da Campanha +Proteção.
Lançamento e formação
A Campanha +Proteção foi lançada nesta semana, na última terça-feira (12), por meio de videoconferência, e reuniu gestores e colaboradores, em torno do assunto. Em seguida, em 13 de maio, a Coordenação de Solidariedade promoveu formação on-line, sobre Proteção Integral, com o analista de Políticas Sociais, do Ministério da Cidadania, Renato Roseno.
Estas ações reforçam a Semana de Mobilização e oferecem subsídios para que as equipes diretivas e os educadores trabalhem a campanha nas escolas e colégios, junto aos públicos da Instituição. Ainda haverá divulgação dos materiais da campanha nas redes sociais, e abordagens em sala de aula sobre a temática da Proteção Integral.
Tudo isso mostra a importância da Campanha + Proteção, para o Marista Centro-Norte. Ela sensibiliza, informa, conscientiza os estudantes, familiares, educadores e sociedade civil para a temática, cumprindo um importante papel na prevenção e na informação, para que o público possa tomar as ações necessárias e cabíveis, quando deparados com a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Se mobilize você também, esta é uma causa de todos!
Vem com a gente!
E agora segue convite dos jovens da Comissão das Juventudes, do Marista Centro-Norte, e do Comitê de Proteção Integral, para você se engajar ainda mais nesta causa. Para aceitar o convite, clique aqui.
E aí, qual é a sua responsabilidade?