Eklaydja Farias na missão, com a turma do Colégio Marista Pio XII – da esquerda pra direita, Eklaydja é a quarta. Foto: arquivo pessoal

Chamo-me Eklaydja de Farias Pessoa Santana, filha de Maria Eutícia de Farias Pessoa e José Irineu Pessoa. Sou professora-educadora. Surubinense, casada, mãe de Vinicius, ex-aluno Marista, atual estudante de medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Hoje, estou vice-diretora Educacional, do Colégio Marista Pio XII, de Surubim (PE), profissional aguerrida, otimista, determinada, realizada, e…, por que não dizer inspiradora?

A mulher que sou é fruto de minha natureza visionária, batalhadora, crente na força do trabalho bem desenvolvido, realizado com amor e eficácia, pois,  parafraseando Mário Quintana, sempre acreditei  que viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a minha inspiração maior… buscando, nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz.

Comecei a trabalhar muito cedo, pois meu pai era desempregado, e o que minha mãe- professora recebia, só dava para custear as necessidades básicas de uma família. Por conta própria, ia ao loré – feira livre de tecidos, comprar pedaços de tecidos para fazer blusas da moda. Desenhava os modelos, fazia a composição com as estampas e levava para a costureira. Depois de prontas, oferecia às pessoas conhecidas. Vendia todas. O dinheiro conseguido não gastava, investia, comprava mais tecidos, aumentava a produção e, consequentemente, as vendas. Isso até completar 18 anos e ser aprovada no concurso público de Surubim para o cargo de professora das séries iniciais. Essa foi a primeira de muitas aprovações, inclusive no concurso público do estado de Pernambuco, para professora de Língua Portuguesa.

Minha mãe sempre me incentivava e dizia: acredite em você. Estude que uma das vagas é sua. E, assim fui crescendo, me tornando adulta, acreditando que era capaz de conseguir o que almejasse.

A semente plantada pela Instituição Marista

Aos 14 anos, ingressei no Colégio Marista Pio XII – Surubim (PE), como estudante da 8ª série, pois minha mãe era professora da Instituição e conseguiu uma vaga, época em que havia um convênio com o governo do estado de Pernambuco. Adorava participar de todas as atividades propostas: equipes de handebol, festa junina, desfile cívico, dentre outras – sempre ouvindo minha mãe dizer: participe de tudo, pois tudo o que é oferecido pelos Maristas é o que há de melhor.

E assim fui me encantando com o carisma marista. Ajudar minha mãe a corrigir as avaliações das turmas que lecionava no Marista, escola tão cobiçada, fomentava, em mim, o desejo de um dia ser professora dessa Instituição. Então, o sonho se realizou!

Em 1996, recebi um convite para participar de uma seleção e comecei a trabalhar na função de professora de Língua Portuguesa dos Anos Finais. No ano seguinte, professora do Ensino Médio. Passados alguns anos, veio o convite para coordenar a área de Língua Portuguesa, por apresentar uma liderança que exercia naturalmente. Após um tempo, assumi a função de coordenadora Pedagógica, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Mais tarde, coordenadora do Ensino Médio, depois Assessora Pedagógica e, há 8 anos, assumo a função de vice-diretora Educacional.

Todo o caminho percorrido dentro da Instituição foi pautado no desejo de servir e agregar valor ao próximo, embasado no estudo dos documentos: Guia das Escolas, Constituições e Estatutos, Missão Educativa Marista, Projeto Educativo do Brasil Marista, As Intuições de Champagnat e o Jeito Marista de Educar, Em Torno da Mesma Mesa, O Diretor Marista e sua Gestão a Serviço da Missão.

O caminho também foi percorrido por meio do conhecimento construído e ampliado, ao longo dos anos, com a participação em cursos, fóruns, congressos, rodas de conversa (muitos desses oferecidos pela Instituição Marista – a quem sou MUITO GRATA) e, também, no compromisso diário de tornar Jesus Cristo conhecido e amado.

Hoje, atendo a 850 educandos, 100 educadores e 600 famílias, pois acredito que “existe a alegria de ser são, e a alegria de ser justo, mas existe sobretudo, a formosa, a imensa alegria de servir.”

O coração encharcado dos valores maristas

Minha vida foi modelada com os traços do carisma marista. Amadureci como filha, irmã, esposa, tia e no cuidado com meu filho, promovendo a união para que todos possam viver dignamente e encontrem seu próprio lugar, pois “sem a prática diária habitual das pequenas virtudes, não há relacionamento perfeito entre as pessoas.” (Champagnat).

E, aqui, continuo disposta a “arregaçar as mangas” para fazer o que for necessário para manter viva a nossa missão, buscando novas maneiras de encantar pessoas que se unam a nós, leigos maristas, à luz do Champagnat visionário, fonte de graça e inspiração. Dessa forma, contribuo para a garantia de uma educação de qualidade, como direito fundamental, a fim de manter vivo o sonho do nosso fundador, de evangelizar crianças, adolescentes e jovens por meio da educação.

Eklaydja Farias

Vice-diretora Educacional – Colégio Marista Pio XII – Surubim (PE)

Acesse todos os depoimentos