O Encontro de Provinciais do Instituto Marista reuniu os superiores provinciais das 27 unidades administrativas. Foto: Instituto Marista

Teve início, em 2 de março, em Roma, Itália, o Encontro de Provinciais do Instituto. Com a participação do provincial e presidente, do Marista Centro-Norte, Ir. Ataide José de Lima, o evento se estende até o dia 7 de março. O encontro tem por objetivo criar sinergia entre os 27 superiores das Unidades Administrativas do Instituto Marista. O atual Governo Geral escolheu reunir, a cada ano, durante alguns dias, estes líderes para “caminhar” juntos, atuando de acordo com as chamadas do Capítulo Geral. O lema escolhido para este ano é Uma liderança que cuida da vida, que tem a intenção de mostrar que o provincial, além de cuidar dos aspectos administrativos e canônicos, também deve se preocupar com as pessoas.

Objetivos e propósito

O Encontro de Provinciais será oportuno para se refletir e partilhar sobre o tema do cuidado, a partir da perspectiva da liderança: cuidado da vida marista, das pessoas, dos menores, da casa comum, da missão, dos bens, do cuidado pessoal. Também será um momento para partilhar sobre os processos de regionalização e estruturas do serviço da vida e da Família Global Marista. Por fim, os líderes poderão compartilhar informações sobre alguns tópicos específicos de interesse de todo o Instituto. As dinâmicas propostas se traduzem em encontros com os conselheiros, com os diretores dos secretariados e diálogos entre os superiores das Unidades Administrativas, além de momentos de reflexão e oração. Para o Ir. Ataide José de Lima, este encontro é um momento privilegiado de informação e partilha, sobre as diversas iniciativas e encaminhamentos apresentados no Plano Estratégico da Administração Geral 2017-2025, elaborado de acordo com as orientações do último Capítulo Geral.

Lideranças maristas

Apoiado pelos Irmãos conselheiros, o superior-geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sánchez, tem estado atento às necessidades e urgências da formação e acompanhamento das principais lideranças do Instituto. Deseja-se que elas estejam de coração aberto para acolher as mudanças necessárias, em atenção às novas realidades onde o carisma marista se faz presente e, desta forma, sejam igualmente construtoras de uma nova história e promotoras da grande família global. Por isso, o Ir. Ataide José de Lima ressalta que esta reunião se faz importante. “Temos aqui, espaços privilegiados de escuta, diálogo e oração. Encontrar-se com os provinciais do mundo marista e com o Conselho Geral, para partilhar a vida e o apostolado, que nos cabe desempenhar, é sempre uma boa oportunidade de renovar as energias, refazer as motivações para a missão e confirmar a urgência que temos de bem formar os futuros líderes da Província, do Instituto e da Igreja”, finaliza o provincial, agradecendo aos Irmãos e colaboradores o apoio na liderança provincial.