Foto: arquivo pessoal

Sou Jonathan Félix de Souza, mineiro, de Coronel Fabriciano, do bairro São Domingos, periferia da cidade. Iniciei minha jornada pastoral na Comunidade São Domingos, da Diocese de Itabira Coronel Fabriciano. Foi naquele chão que conheci a Pastoral da Juventude e fui tecendo meu projeto de vida. Este é meu chão!

Sou leigo Marista e estou como coordenador de Pastoral, no Colégio Marista Dom Silvério, de Belo Horizonte (MG), e, mais do que “com-partilhar sobre quem eu sou, quero deixar alguns fragmentos para quem eu sou. Me identifico muito com Maria, uma mulher que não ficava quieta e sempre se colocava a caminho. Foi assim que agiu quando soube que sua prima precisava d’Ela, “partiu apressadamente para a região montanhosa” (Lc 1, 39).

Para o diálogo ecumênico e inter-religioso

Um elemento que representa bastante minha forma de pensar, sentir e agir é o ecumenismo.  Desde pequeno, participava de cultos evangélicos com minha avó e das missas com meus pais, por isso, acredito que desenvolvi uma sensibilidade para um diálogo aberto com as outras igrejas, religiões e pessoas, que encontraram uma forma diferente de viver a sua espiritualidade.

Esse processo me levou a participar da Rede Ecumênica da Juventude, Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI-MG) e hoje na Mobilização Nacional. Nesses espaços, me uno a várias pessoas para a garantia de direitos juvenis e incidência em políticas públicas para as juventudes (PPJ’s).

Esta trajetória, em diversos espaços de diálogo, me fez perceber que a comunicação é uma grande potência para educação popular. Por isso, criamos a Revista Senso, uma revista bimestral voltada à temática do senso religioso e contemporâneo, sob o olhar de múltiplas áreas do saber, tendo como referência as Ciências da Religião, com o intuito de trazer ao público um debate de alto nível e que ajude as pessoas a compreender as diversas formas de crer e não crer. Desta forma, será possível construir pontes de diálogo, superação de intolerâncias e construção de uma cultura de paz.

Apaixonado pela educação

Ensinar sempre foi algo presente na minha trajetória. Aos 13 anos, fui ser catequista justamente com o desejo de ser professor. Entrei, nesse período, em um curso de informática e, ao final do curso, quando já tinha 16 anos, fui convidado para ser instrutor de cursos naquela escola.

Decidi fazer administração de empresas e, durante esse período, lecionava na prefeitura municipal e, em uma escola privada, lecionava cursos rápidos de administração. Ao formar, fui convidado para ser gerente de Recursos Humanos de uma empresa e ser professor em cursos técnicos na área da gestão. Foi uma experiência incrível, que me levou para educação corporativa, onde pude atuar na formação de executivos da Caixa Econômica.

Quando me mudei para Belo Horizonte e estava lecionando em uma escola técnica, fiquei sabendo que havia aberto um processo seletivo para o Colégio Marista Dom Silvério. Aquilo aqueceu meu coração, sempre admirei o Instituto Marista e sua referência em uma educação evangelizadora.

Hoje estou aqui, há dois, finalizando a graduação em Pedagogia e o mestrado em Ciências da Religião. Esse espaço de serviço me possibilitou unir gestão, educação e evangelização.

Tenho como inspiração as palavras do Padre Champagnat, ela serve de horizonte, alimento e recordação diária da missão que me foi confiada: “Coragem! Vede, meus amigos, como é preciosa vossa missão.”

Agradeço aos Irmãos, pois sei que é permanecendo firmes que ganharemos a vida (Lc 21,19).

Jonathan Félix de Souza

Coordenador de Pastoral – Colégio Marista Dom Silvério – Belo Horizonte (MG)

Acesse todos os depoimentos