Ir. Basilio Rueda nasceu em 1924, em Acatlán de Juárez, no México, e teve grande importância no lançamento do Movimento Champagnat da Família Marista. Foto: divulgação

O ano de 2019 terminou com um presente do Senhor ao Instituto. No dia 20 de dezembro, foi realizado, em Roma, o Congresso da Congregação para as Causas dos Santos, no qual foram, oficialmente, aprovados os trabalhos dos processos principais e suplementares, realizados pelo tribunal diocesano de Guadalajara, México. O decreto de validade, publicado em 20 de dezembro, confirmada a validade dos trabalhos do tribunal e, deste modo, conclui-se o processo diocesano da Causa do Irmão Basilio e inicia-se o processo romano, no Vaticano. Tudo começou em 2004, quando da abertura do processo para a causa, em 19 de junho, daquele ano, no Sacrário Metropolitano, de Guadalajara. Durante quase dois anos, ouviu-se o depoimento de 42 testemunhas. As Comissões de Censores Teólogos e de Historiadores, constituídas em 2007, tiveram que realizar um meticuloso e longo trabalho de investigação dos escritos publicados e inéditos do Irmão Basilio, cujo relatório foi entregue ao tribunal em 2011. Desde então, passou-se um longo período, até que a ata do tribunal, que atesta todo o trabalho realizado, foi apresentada em Roma, em 20 de abril de 2016. No entanto, todo o material produzido ainda não fora suficiente, e foi necessário constituir um novo tribunal que iniciou os trabalhos em 2017, para ouvir mais 21 testemunhas.

Para se tornar Venerável

A partir de então, em 9 de outubro de 2019, foi apresentada à Congregação para as Causas dos Santos a ata dos trabalhos do tribunal, conhecida como “processo suplementar”. O decreto de validade, publicado em 20 de dezembro, do ano passado, confirma, então, que o processo diocesano, realizado em Guadalajara, está concluído. Agora começa o processo romano, cujo primeiro passo consistirá na nomeação de um relator para a causa e na entrega, ao postulador, dos volumes da cópia pública dos atos do tribunal de Guadalajara, para que a Positio (documento que atesta que a pessoa é considerada Venerável) possa ser redigida para demonstrar a santidade da vida e das virtudes, assim como a reputação de santidade do Ir. Basilio Rueda.

Vida e obra

Se tornar Venerável é o segundo dos quatro passos no caminho até a declaração de santidade – Servo de Deus, Venerável, Beato e Santo. Para a Congregação Marista, a ideia é chegar no último passo e declarar a santidade do Ir. Basilio. Ele que ingressou, aos 17 anos, no Juniorato dos Irmãos Maristas de Tlalpán (México), e de 1967 a 1985 atuou como superior-geral do Instituto Marista. Escreveu mais de 2.500 páginas de circulares e mais de 50 mil cartas a amigos, sacerdotes, alunos e Irmãos. O Ir. Basilio faleceu em 1996, deixando um grande legado aos Maristas de Champagnat.