O Marista Centro-Norte, por meio do Setor de Vida Consagrada e Laicato, promoveu, de 23 a 26 de janeiro, no Espaço Champagnat – Ponta da Fruta, em Vila Velha (ES), o Retiro de Ingresso no Pré-Postulantado. O encontro é para os vocacionados que vivenciaram todo o processo de acompanhamento do Itinerário Vocacional e desejam fazer uma experiência formativa em uma comunidade marista. A ideia é prepará-los para entrada nas Casas de Formação, por meio da partilha de vida, resgate de experiências vocacionais e orações pessoais e comunitárias. É um tempo especial para rezar e refletir a vocação. Os orientadores do Retiro foram os irmãos Márcio Henrique da Costa e Demilton Barbosa.
Quem são os vocacionados?
Foram 7 os jovens vocacionados que participaram do encontro: Alisson Bruno Araújo, Gustavo da Silva, Orlando Rocha, Wendson Conceição, que compõem a Província Marista Brasil Centro-Norte; e Magno da Silva, Everson Costa e Artur Pereira, da Província Marista Brasil Sul-Amazônia. Durante o evento, os jovens participaram de dinâmicas, de rodas de conversa, celebrações e tempo de recolhimento. Dentre os assuntos abordados, estavam a Contextualização bíblica do processo vocacional, Projeto de Vida – sentimentos que brotam no coração diante da escolha e Caminhada vocacional e processo de formação. Para o Ir. Márcio Henrique da Costa, um dos orientadores e, também, diretor do Setor de Vida Consagrada e Laicato, o Retiro de Envio é de fato um momento muito importante para os vocacionados. “É um rito de passagem de um processo de acompanhamento vocacional para uma etapa de formação, no qual eles passam a conviver entre formandos e formadores”, disse.
Próximos passos
Após o Retiro de Envio, todos os jovens vocacionados foram enviados para a Comunidade Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha (ES), conhecida como pré-postulado, onde terão uma formação marista neste ano de 2020. No ano seguinte, darão seguimento ao processo formativo na Comunidade Marista de Fortaleza (CE).