Os provinciais das cinco províncias da Região América Sul, em reunião em Cocha-bamba, Bolívia, para acompanhar os noviços que a compõem e tratar de outros assuntos. Foto: divulgação

O provincial e presidente do Marista Centro-Norte, Ir. Ataide José de Lima, está participando da reunião do Conselho Regional da Região América Sul (RAS), que acontece em Cochabamba, na Bolívia. O encontro, que começou em 30 de janeiro e termina hoje (3), tem o objetivo de acompanhar os noviços do primeiro e do segundo ano, e reúne também os provinciais das cinco províncias que compõem a Região América Sul. “É um compromisso assumido pelos cinco provinciais, no início de todos os anos, de estarem presentes  no Noviciado Regional, que fica em Cochabamba, para receber os noviços e acompanhá-los”, declarou o secretário executivo da Região América Sul, Ir. Alberto Aparicio.

Atividades e temáticas

Durante o encontro, os provinciais partilham as experiências de vida, os desafios e o trabalho que vêm realizando em cada uma das províncias que compõem a RAS. Eles também conversam com a comunidade de formadores do noviciado, e os orientam quanto aos aspectos a serem trabalhados durante o ano, bem como os escutam para ajudá-los na superação das dificuldades próprias desta etapa da formação. Já a conversa com os noviços tem o propósito de ouvir as inquietudes e sugestões, além de animá-los na continuidade do discernimento que estão fazendo, sob a orientação dos formadores.

Os cinco provinciais também falaram sobre a organização da Assembleia Geral, que será realizada de 15 a 18 de abril, em Cochabamba, e da celebração do início de ano no Noviciado Regional, em 2 de fevereiro, além de outras temáticas relativas a RAS. Para o Ir. Ataide José de Lima, esta reunião é espaço ideal para partilhar a vida, a missão e a formação dos Irmãos. “É momento de entrosamento e proximidade, que manifesta o nosso desejo de ser uma família carismática global, como nos pediu o XXII Capítulo Geral. Todos nós temos muito o que aprender uns com os outros, por isto, este momento de encontro entre os provinciais, em uma casa de formação, que acolhe jovens de todos os países que compõem a Região, abre nosso coração e dos formandos, para novas experiências  de missão e de consagração, que irão, no futuro, reforçar a globalidade e a internacionalidade da vocação marista. Oxalá, um dia tenhamos uma comunidade de missão, formada por Irmãos e Leigos da região”, assim, espera Ir. Ataide.

Região América Sul

A Região América Sul (RAS), do Instituto Marista, engloba os países da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, e foi, oficialmente, criada na I Assembleia da Região América Sul, nos dias 6 e 7 de março de 2016, em Florianópolis (SC). Atualmente, atende 250.000 crianças, adolescentes e jovens, que correspondem a 38% da missão do Instituto Marista.