Livro Diretrizes para a Educação Infantil, lançado pela Gerência Socioeducacional, do Marista Centro-Norte, para direcionar o currículo deste segmento. Imagem: Jackson Santos

O Marista Centro-Norte, na caminhada por zelar pela qualidade do processo evangelizador, de acordo com os princípios da educação marista, lançou as Diretrizes para a Educação Infantil, que subsidiará a proposta pastoral-pedagógica para este segmento. A partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Coordenação Educacional, da Gerência Socioeducacional, viu a necessidade de reformular e atualizar o documento, que já existia na Instituição, para que o currículo fosse adequado às normativas da BNCC. O novo material será fonte de consulta para os docentes e equipes técnicas, na construção de uma base sólida para a Educação Infantil.

Organização e temáticas

As Diretrizes para a Educação Infantil estão organizadas em cinco capítulos. O primeiro apresenta os pressupostos da Educação Infantil Marista, ou seja, as concepções de aprendizagem que subsidiam o trabalho pastoral-pedagógico, o espaço-tempo e quem são os sujeitos da Educação Infantil – educador, estudante e família. O segundo capítulo trata das concepções teóricas que sustentam a prática pastoral-pedagógica marista, dentre elas a teoria socio-histórica, o letramento e a perspectiva do interagir, brincar, cuidar e educar. Já o capítulo 3 contextualiza a Educação Infantil no cenário legislativo brasileiro, por meio da Constituição Federal de 1988. No quarto capítulo, explica-se o currículo da Educação Infantil por meio dos campos de experiência e dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. O último capítulo traz o cotidiano da Educação Infantil, tendo como norte o trabalho pastoral-pedagógico. Desta maneira, a proposta do trabalho das Diretrizes para a Educação Infantil reforça a perspectiva do educar, do cuidado, do interagir, como eixos do processo de ensino e aprendizagem, colocando o estudante, no centro do processo educativo marista.

Atual e coerente

Para a coordenadora Educacional, Deysiane Pontes, as Diretrizes para a Educação Infantil reforçam o currículo, e mostram o cuidado do Marista Centro-Norte em se atualizar com as legislações atuais. “É imprescindível termos um documento, tão relevante como este, atualizado, de acordo com a BNCC. Isso fortalece as ações educacionais, o trabalho dos docentes, e a seriedade com que o tema deva ser tratado”, avaliou a gestora. O material está disponível no endereço eletrônico diretrizescurriculares.marista.edu.br e, em breve, haverá uma versão impressa para os educadores. “É para ser consultado e trabalhado, para que se possa garantir a excelência no ensino deste segmento, reafirmando a essência de evangelizar por meio da educação, seguindo os passos de São Marcelino Champagnat”, finalizou Deysiane Pontes.