Atividade da ecologia, como novo jeito de ver o mundo no espaço da escola, no Centro de Educação Infantil Marista Divino Pai Eterno (CEMADIPE), durante a JPP. Foto: CEMADIPE

Momentos de alinhamento, orientações e motivação para o ano que está em curso. Assim tem sido as Jornadas Pastorais-Pedagógicas (JPPs), promovidas pelas Unidades Socioeducacionais, do Marista Centro-Norte. No Centro de Educação Infantil Marista Divino Pai Eterno (CEMADIPE), em Aparecida de Goiânia (GO), a JPP foi realizada de 13 a 17 de janeiro, com o tema Calçar o sapato do carisma marista, que traz a simplicidade, a modéstia e a humildade intrínsecos ao carisma marista. Durante a semana, foram tratados diversos assuntos, como gestão de sala de aula e projetos pedagógicos 2020. Teve também a ecologia, como novo jeito de ver o mundo no espaço da escola, tema trabalhado em sintonia com as grandes discussões ecológicas do planeta, alinhadas com as prioridades do triênio. Para o Ir. Davi Nardi, diretor do CEMADIPE, a JPP norteia o trabalho do ano que está começando e contribui com o planejamento e o desenvolvimento do processo educacional. Em João Pessoa (PB), o Colégio Marista Pio X realizou a Jornada Pastoral-Pedagógica de 8 a 18 de janeiro, com o tema Identidade, unidade e pertença: construindo diálogos críticos, coletivos e continuados, que nos situam na mesma página do Projeto Educativo Marista.

Formações e projetos pedagógicos

Na Escola Marista Champagnat de Teresina (PI), a JPP iniciou-se em 13 de janeiro, com um momento de mística, recordando a vida daqueles que serviram de base para a caminhada e finalização do Dia D, integrando e fortalecendo o desenvolvimento das atividades para 2020. Dentre os assuntos abordados, estavam a elaboração de itens e o autismo, com a presença da mãe de um aluno autista, que a Escola receberá este ano, numa conversa sobre Educação Inclusiva. Em Palmas (TO), o retorno dos educadores, em 14 de janeiro,  foi marcado por uma celebração eucarística, presidida pelo padre Eduardo Gonçalves. Em seguida, a Jornada Pastoral Pedagógica trouxe a temática da pedagogia da presença, abordada por meio de reflexão, partilha e dinâmica. Teve também a importância da tecnologia no processo ensino-aprendizagem e as novas ferramentas que vão auxiliar os educadores em seu trabalho.

Vem mais por aí

Hoje, 20 de janeiro, começam as Jornadas Pastorais-Pedagógicas no Colégio Marista Champagnat – Taguatinga (DF), com o tema Excelência da educação evangelizadora em sala de aula, e no Colégio Marista Águas Claras (DF). Todos os educadores estão convidados para momentos de formação e planejamento para o ano letivo de 2020, até 24 de janeiro. O Colégio Marista São Luís, de Recife (PE), também prepara a sua JPP, que vai ser realizada de 27 a 30 de janeiro. São momentos fundamentais, de preparação da comunidade educativa, para os projetos e atividades que estão por vir!