Na próxima quinta-feira, 5 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional do Voluntariado. Para celebrar a data, e, em consonância com o projeto do Voluntariado Estudantil Marista (VEM), a Coordenação de Evangelização, do Marista Centro-Norte, pretende incentivar ações nas Unidades Socioeducacionais, para conscientizar e sensibilizar a comunidade educativa sobre o tema. A ideia é estimular os estudantes a aderir ao VEM, como uma forma de educar para a solidariedade e socialização, e mostrar aos alunos que existe um mundo “lá fora”, além dos muros da escola e de suas casas. É para praticar o voluntariado como projeto de vida, como espaço de formação humana, tornando-os bons cristãos e virtuosos cidadãos.

Cultura da Solidariedade

Além da divulgação nas redes sociais, com as peças de comunicação, a Coordenação de Evangelização promoveu uma videoconferência com os coordenadores, agentes de pastoral e estudantes, em 29 de novembro, para sensibilizar e apoiar as ações que serão realizadas nesta semana, de 2 a 5 de dezembro, nos colégios e escolas.  O tema da videoconferência, O papel do voluntariado na construção de uma cultura de solidariedade, trouxe elementos para os estudantes interessados em participar do Voluntariado Estudantil Marista (VEM), que já vem sendo realizado, mas quer ganhar força em 2020.

Para o coordenador de Evangelização, Ir. Paulo Henrique Soares, o VEM já é uma realidade entre os estudantes maristas, mas é fundamental ampliar a divulgação das ações voluntárias e se unir aos organismos nacionais e internacionais, que promovem e incentivam o bem-comum. “O Dia Internacional do Voluntariado é um gancho para estimular os alunos a explorar e desenvolver suas habilidades e competências, em prol da garantia dos direitos humanos e da coletividade, visando uma cidadania sustentável e cultivando os alicerces fundamentais da cultura da solidariedade”, enfatizou.

Fórum do Voluntariado Marista

A divulgação nas redes sociais e a videoconferência se somam ao Fórum do Voluntariado Marista, que será realizado nesta semana, em cada unidade, com a culminância da ação em 5 de dezembro – dia escolhido pela ONU para conscientizar e celebrar o voluntariado pelo mundo. O Fórum do Voluntariado poderá ser em formato de seminário sobre o assunto, diálogo entre os estudantes participantes do VEM, uma roda de conversa, que permita a partilha de diferentes atividades de voluntariado na escola ou na comunidade local. A escola ou o colégio poderão levar lideranças ou agentes que atuam de alguma forma em ações transformadoras com caráter voluntário ou estudantes que já realizam trabalho voluntário para compartilhar suas histórias. O Fórum convoca os estudantes a ser agentes de mudança, abandonando os egos para assumir os ecos.