Ir. Anton Alfons Haus junto a um dos tantos presépios dos quais confeccionou, que encantaram muitas famílias de alunos e ex-alunos maristas.

Em 11 de outubro de 2020, o Ir. Anton Alfons Haus completa 100 anos. Atualmente, na Comunidade Marista do Recife (PE), Apipucos, este alemão, que, em 1939, desembarcou no Brasil, é considerado o mais idoso da Província Marista Brasil Centro-Norte. Há 82 anos, ele professou os primeiros votos, e há 76 anos ele se tornou, definitivamente, Irmão Marista, com a profissão dos votos perpétuos. Natural de Frankfurt, Alemanha, Ir. Anton veio para o Brasil acompanhado de mais dois Irmãos. Durante um ano e meio, Ir. Anton Haus se dedicou a aprender a Língua Portuguesa; em 1941, foi dar aulas para uma turma de 22 alunos, no Colégio Marista do Recife. Em 1961, ele foi enviado para o Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA); e, em 1987, foi designado para o Colégio Marista Champagnat, de Taguatinga (DF), onde morou por quase 30 anos. E foi justamente no Distrito Federal que ele ganhou fama pelos presépios que confeccionava. Com matéria-prima da natureza, ele construiu centenas de presépios, que hoje fazem parte da noite de Natal de muitas famílias de alunos e ex-alunos maristas. Chegou a ser entrevistado várias vezes e foi fonte para veículos de comunicação locais. Nesta época de Natal, é sempre bom lembrar de um Irmão que, ainda entre nós, traz, tão viva, a história marista!