Inscrições aqui

Mais uma edição da Escola Vocacional está com as inscrições abertas! A edição Sudeste, que ocorrerá no Espaço Champagnat – Ribeirão das Neves (MG), de 13 a 18 de janeiro, tem 70 vagas disponíveis para animadores vocacionais, das mais diversas congregações. São os responsáveis provinciais ou diocesanos pela Animação Vocacional, jovens religiosos, padres, seminaristas, leigos e leigas em preparação ao serviço da animação vocacional.

A Escola Vocacional tem por objetivo oferecer formação teórica e vivencial para animadores vocacionais, de modo a contribuir para a construção de uma cultura vocacional nas congregações, nos Institutos e na Igreja. A programação passa por quatro eixos, que irão nortear as atividades do evento: eixos Sociológico, Eclesiológico, Psicológico e Metodológico. Todos eles compostos por palestras, rodas de conversa, oficinas, passeios, celebrações e confraternizações. Para o analista Vocacional, Carlos Romeiro, a programação traz nomes relevantes nas temáticas, para contribuir e preparar os participantes do encontro. “A ideia é atender a demanda de forma significativa, com os processos de Animação Vocacional para a Igreja. É também uma forma de autoconhecimento, entendimento e preparação, tanto no viés pessoal quanto no profissional”, informou o analista.

Palestras e oficinas

O dia 13, início do evento, começa com a acolhida, apresentação e histórico da Escola Vocacional, que se iniciou em 2014, e hoje é referência no Brasil. No segundo dia, o tema será Análise da realidade sociopolítica na perspectiva juvenil, com oficinas sobre Política, Comunicação, Tecnologia, Negritude, Saúde Mental, Engajamento Eclesial e Solidariedade. No dia 15, Ser Igreja no contexto atual ganha o assunto da palestra, que também terá oficinas de Criatividade, Dança Circular, Comunicação Não Violenta e Projeto de Vida. Na quinta-feira (16), Resiliência e sentido da vida será o assunto abordado na palestra, seguida de um passeio pelo centro de Belo Horizonte (MG). O penúltimo dia será para abordar o perfil do animador vocacional e o planejamento da atuação da Animação Vocacional. O último dia (18) será para avaliação e envio dos cursistas.

Inscrições e serviço

Promovida pelo Setor de Vida Consagrada e Laicato, do Marista Centro-Norte, com o apoio da Conferência dos Religiosos do Brasil e da Universidade Católica de Brasília, a Escola Vocacional está com as inscrições abertas, e podem ser feitas por meio do link encurtador.com.br/depH0. O valor por pessoa é de R$1.000,00 (hum mil reais) já inclusos as assessorias, materiais pedagógicos, hospedagem e alimentação. Cada participante é responsável pelo deslocamento até o local do evento. Para mais informações, contatar o Setor de Vida Consagrada e Laicato, por meio do telefone (61) 2102-4565 ou e-mail escolavocacional@marista.edu.br.