A Comissão Internacional dos irmãos Hoje, com o superior-geral, Ir. Ernesto Sánchez, e os Irmãos Óscar Vicario, Tony Leon e Angelo Medina. Foto: divulgação

Começou na segunda-feira (7), a primeira reunião da Comissão Internacional dos Irmãos Hoje, que tem o Ir. Márcio Henrique da Costa, diretor do Setor de Vida Consagrada e Laicato, do Marista Centro-Norte, como representante da Região América Sul. Ele é o único brasileiro que compõe o grupo dos oito integrantes da Comissão. Este grupo inicia o mandato de quatro anos, e o Ir. Irmão Márcio foi reconduzido ao grupo, depois de quatro anos dedicados à Comissão, de 2014 a 2018. O Conselho-Geral o reconduziu ao cargo, como reconhecimento do seu papel atual na promoção da vida Irmãos, suas responsabilidades experientes no ministério vocacional, formação e vida comunitária.

Integrantes da Comissão

A nova composição da Comissão Internacional dos Irmãos Hoje é composta pelo Ir. Márcio Henrique da Costa (reconduzido); Ir. Alfonse Tiamaro, de Madagascar; Ir. Anselmo Kim, do Distrito Marista da Ásia; Ir. Aureliano Garcia, de Compostela; Ir. Ebel Muteveri, da África Austral; Ir. John Hazelman, das Filipinas; Ir. Juan Carlos Bolaños, da América Central; e Ir. Sefo Une, do Distrito do Pacífico. Os integrantes participam desta primeira reunião, que se estende até 10 de outubro, e tem por objetivo ser uma orientação para o papel de cada um, bem como para construir uma comunidade entre os seus membros. Além disso, a reunião deve ter como principais assuntos a Animação Vocacional no Instituto Marista, os processos de formação inicial e a formação permanente dos Irmãos. Para O Ir. Márcio, participar da Comissão é uma oportunidade significativa pessoal e profissional. “Neste espaço, sou desafiado a pensar programas e projetos que possam tratar da formação de todos os Irmãos do mundo marista. Sem dúvida, me sinto feliz em poder contribuir com o Instituto e com o Secretariado de Irmãos Hoje”, declarou o gestor.

Comissão Internacional dos Irmãos Hoje

A Comissão Internacional dos Irmãos Hoje é formada por Irmãos procedentes das várias regiões do Instituto Marista e com experiências tanto na formação inicial como na pastoral vocacional. Se reúnem anualmente, e os encontros proporcionam reflexões e partilhas sobre temas relacionados com a pastoral vocacional, a formação e a vida comunitária em todo o Instituto. Ser Irmão hoje exige um forte relacionamento com a missão, que está conectada com as periferias. Todos os trabalhos são realizados em comunhão com os demais Secretariados da Missão e dos Leigos. Nos últimos anos, o Secretariado Irmãos Hoje tem partilhado tempo, recursos e a realidade fraterna comum com outras congregações de Irmãos, afinal de contas, todos somos Irmãos.