Integrantes da 2ª Comissão Provincial das Juventudes em visita ao Fundo de Popula-ção das Nações Unidas (UNFPA), com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Foto: divulgação

Na primeira semana de setembro, os integrantes da 2ª Comissão Provincial das Juventudes estiveram na capital federal para cumprir uma agenda de pautas. No dia 4, os oito jovens, recém-eleitos para o triênio 2019-2021, se reuniram com os Irmãos do Conselho Provincial, no Escritório Central, em Águas Claras (DF). Na reunião, apresentaram as percepções sobre a realidade juvenil na Instituição, com enfoque na pluralidade de perfis e no papel da escola. Dentre as sugestões apresentadas, esteve o novo olhar para os projetos pedagógicos e juvenis, que, de acordo com o grupo, devem migrar das atividades extracurriculares para dentro da sala de aula.

Ainda na programação, na tarde do dia 4, visitaram o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), com o objetivo de conhecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ampliar a ideia do protagonismo juvenil. Lá, eles foram recebidos pelo assessor de Juventudes e Sexualidade, do UNFPA, Caio Oliveira, e equipe, para uma roda de conversa sobre como os jovens podem assumir um papel estratégico em relação aos ODS´s e como podem desenvolvê-los na prática.

Protagonismo juvenil

Para o Ir. Paulo Henrique Soares, coordenador de Evangelização, é importante que os jovens estejam sintonizados com o contexto mundial, com a ideia de que somos realmente uma família global. “Ampliar a participação dos jovens, empoderá-los e deixá-los conectados com os grandes temas que tocam a sociedade. Isso favorece o protagonismo e mostra que ações realizadas localmente podem impactar a sociedade como um todo”, declarou Ir. Paulo, que esteve junto aos jovens, na visita à UNFPA.  Os integrantes da Comissão ainda seguiram reunidos para a elaboração do Plano de Ação, que abrange temas como o 3º Congresso Nacional e Regionais da Pastoral Juvenil Marista (PJM), articulações com as comissões locais e GT Semanas Temáticas. Durante a programação, participaram de momentos de integração, com a dinâmica Tecendo Vidas e Sonhos, palestras sobre Laicato Jovem e Natureza e Atribuições da Comissão, sessão leitura e noite cultural.

Prioridades

Durante o encontro, os jovens construíram cinco prioridades para os próximos dois anos de trabalho. São elas: potencializar os mecanismos de empoderamento juvenil, fortalecendo a interação e as comissões locais e as demais expressões pedagógicas, pastorais, esportivas e artísticas com a Comissão Provincial; compreender a pluralidade da condição juvenil; estimular a escola para a valorização das múltiplas inteligências juvenis; aprimorar os aparatos para o diálogo e comunicação do jovem com o jovem; e divulgar os trabalhos e intencionalidades da Comissão Provincial de Juventudes.