Videoconferência formativa sobre o Voluntariado Estudantil Marista (VEM), com a participação de todas as Unidades Socioeducacionais – Foto: Luciana Farias

O Voluntariado Estudantil Marista (VEM) foi assunto de videoconferência formativa com estudantes e pastoralistas, na última sexta-feira (6). Para discutir e aprofundar o tema do voluntariado, a Coordenação de Evangelização, à frente do projeto, convidou o assessor Gelson de Souza Leite, pedagogo e supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã, da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal. Na ocasião, Gelson falou a todas as Unidades Socioeducacionais, por meio dos estudantes voluntários, pastoralistas e educadores. Foi uma manhã de partilha e escuta, onde os participantes puderam conhecer o projeto da Rede Solidária Anjos do Amanhã e as entidades que recebem o voluntariado.

Rede Solidária Anjos do Amanhã

A videoconferência formativa trouxe a estrutura, a organização e os elementos que a Rede Solidária Anjos do Amanhã trabalha, para uma partilha de como se faz a aproximação/intervenção nas comunidades onde se deseja realizar o trabalho voluntário. Gelson falou sobre o histórico da organização, o modelo de escolha das entidades beneficiadas, o fluxo para encaminhamento dos voluntários, e sobre o recurso estratégico e sua interlocução com o trabalho voluntário.

Troca de experiências

Para a escolha das entidades, a Rede Solidária adota como critério: a instituição deve ter como público-alvo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, ser fiscalizada pela Vara da Infância e ser cadastrada na Rede. Quanto aos fluxos de encaminhamentos de voluntários, há um processo de inscrição, aprovação e adequação de perfil para a tarefa voluntária que será realizada. E, por fim, o recurso estratégico é a modalidade de serviço ou bem voluntário capazes de efetivar a medida protetiva e gerar impactos positivos no contexto de vulnerabilidade do público estabelecido. Esta partilha de experiência demonstrou o quanto o Voluntariado Estudantil Marista pode ser uma alternativa aos estudantes que desejam assumir um compromisso social no meio em que vivem.