Equipe de Educação da Rede de Escolas da Região América Sul, reunidos em Lima, Peru, para implementar os projetos nas cinco províncias da Região. Foto: divulgação

A equipe de Educação, da Rede de Escolas da Região América Sul, se reuniu, na última semana de agosto, em Lima, Peru, para mais uma rodada de reuniões que ocorrem durante o ano. Este momento teve como objetivo desenvolver o modelo da Rede de Escolas da Região, alicerçado no Plano Estratégico da Região América Sul, por meio de um mapa de contribuições com os projetos que estão vinculados aos objetivos estratégicos. As reuniões acontecem dentro do contexto de se estabelecer um percurso de constituição da Rede e sua natureza. A formação da Rede pressupõe o Carisma Marista como elemento basilar, os temas comuns como articuladores de rede, e a cooperação como fundamento de integração. Para o percurso metodológico da formação da Rede de Escolas, foram delineadas três fases: propósito, modelo e estratégia.

Percurso metodológico

Na construção dos propósitos, há que se definir os norteadores e os seus motivos, o desenvolvimento de atributos específicos e diferenciais, ou seja, como fazer, e o modelo de atuação, governo, gestão e estrutura. Quanto à modelagem, é necessário pontuar qual o melhor modelo que atenderá as cinco províncias, a melhor forma de gerenciá-lo, os participantes e os benefícios aos envolvidos. Por fim, a estratégica, que leva em consideração o planejamento, principais objetivos e projetos, e a sistemática de acompanhamento e desenvolvimento da Rede de Escolas. Para a representante do Marista Centro-Norte, na equipe de Educação da Rede de Escolas, Deysiane Pontes, da Coordenação Educacional, a Rede visa o fortalecimento da atuação, missão e carisma da Região América Sul. “Nos debruçamos na elaboração do modelo de atuação e projetos da Rede de Escolas, pontuando as diretrizes para a implementação dos projetos, que visam um modelo articulado”, reforçou a coordenadora.

Próximos passos

A partir de agora, a equipe da Rede de Escolas elaborará os Termos de Abertura dos três projetos prioritários: Gestão de Conhecimento, Centro de Formação e Princípios da Constituição da Rede. De acordo com o Ir. Lúcio Gomes Dantas, também representante do Marista Centro-Norte, estes dias foram de muito trabalho para se delinear uma Rede de Escolas, preservando as características de cada província, ao mesmo tempo em que se preserva a missão e o carisma marista.