No mês em que se comemora o Dia do Voluntário – agosto, o Marista Centro-Norte recebeu a visita do diretor do Departamento de Colaboração Missionária Internacional (CMI), Ir. Valdicer Fachi. Ele cumpriu uma agenda de três dias na Instituição, conversou com as áreas, com as Unidades Socioeducacionais, participou de eventos institucionais e trocou experiências sobre voluntariado e solidariedade. Na reunião com o provincial, Ir. Ataide José de Lima, e com o diretor do Setor de Vida Consagrada e Laicato, Ir. Márcio Henrique da Costa, em 26 de agosto, conversaram sobre a ideia de se construir um projeto de voluntariado internacional, para que as ações tomem maior proporção e atinjam melhores resultados.
Experiências e partilhas
Em 27 de agosto, foi a vez das áreas do Escritório Central tratarem do assunto com o Ir. Fachi. O Setor de Vida Consagrada e Laicato, e as Coordenações de Evangelização e de Solidariedade, da Gerência Socioeducacional, se reuniram e partilharam as experiências de voluntariado. Ir. Valdicer Fachi apresentou o trabalho do CMI, a Coordenação de Evangelização expôs o projeto do Voluntariado Estudantil Marista (VEM), e ainda se falou sobre a possibilidade de se incluir o voluntariado internacional na pauta do Marista Centro-Norte. A agenda do dia 28 de agosto incluiu a participação do Ir. Fachi na videoconferência dos Ciclos Formativos das Assistentes Sociais, uma ação da Coordenação de Solidariedade, e na reunião com a Comissão do Laicato e as Unidades Socioeducacionais, que já desenvolvem o Voluntariado Estudantil na Instituição.
Voluntariado Estudantil Marista (VEM)
Em 2018, a Coordenação de Evangelização lançou o documento balizador que organiza e implanta o Voluntariado Estudantil Marista (VEM). O documento traz os objetivos, bem como a ideia de fortalecer a construção de uma consciência crítica e do desenvolvimento do serviço voluntário entre toda a comunidade educativa marista. O VEM é composto por três fases – local, regional e internacional, que fazem parte do itinerário formativo e integram as competências e as habilidades propostas para cada fase. Os símbolos também estão presentes no documento – mochila, sandália e álbum são elementos que traduzem a missão solidária. A mochila representa a saída, a preparação; a sandália significa colocar os pés na realidade; e o álbum, a memória realizada.
O documento também traz o itinerário formativo, como um instrumento formativo de empoderamento e de ampliação das possibilidades do sujeito, para aumentar sua capacidade de ação no próprio contexto e a consciência dos valores e das ações que os guiem. O VEM pretende reforçar as ações que os maristas já vêm realizando, com a mesma simbologia e afeto!