Escola Vocacional da Região América Sul – iniciativa regional oportunizará formação teórico-prática sobre a cultura vocacional. Imagem: Região América Sul

Entre os dias 2 e 7 de setembro, ocorrerá a primeira etapa da Escola Vocacional da Região América Sul, na Pousada Convento São Lourenço (Freis Capuchinhos), em Porto Alegre (RS). O encontro contará com a participação de, aproximadamente, 80 pessoas envolvidas com Animação Vocacional, das cinco unidades administrativas que integram a Região América Sul, além de convidados do Instituto Marista. A Escola Vocacional é um projeto de formação regional, inspirado em uma atividade já promovida pela Província Marista Brasil Centro-Norte. A iniciativa busca proporcionar formação teórica e prática aos participantes e promover debates, na busca pela consolidação da cultura vocacional.

Programação e atividades

A semana de formação será composta por uma programação dividida em quatro eixos temáticos: Vida Marista; Teológico e Antropológico; Psicológico e Espiritual; Pastoral e Vivencial. Esta organização tem por objetivo oportunizar um acompanhamento vocacional em cada um dos processos desenvolvidos. Durante as atividades, o Irmão Marista, Tony León, responsável pelo Secretariado Irmãos Hoje, do Instituto Marista, e criador das artes desenvolvidas no XXII Capítulo Geral, refletirá sobre a cultura vocacional no mundo marista. O propósito é fortalecer as reflexões relacionadas à caminhada da animação vocacional nos sete países que compõem a Região América Sul. Ao longo da semana, serão desenvolvidas atividades e partilhas, que serão conduzidas por representantes da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. Nesta etapa, estarão presentes 18 representantes vinculados à animação vocacional, dos mais variados espaços de missão.

Inspirações e iniciativas

O objetivo desta iniciativa é implementar na Região América Sul, até 2022, pelo menos três projetos de animação vocacional, com ênfase na cultura vocacional e que já estejam sendo realizados com sucesso em alguma das unidades administrativas, da Região América Sul.