O Marista Centro-Norte participou, na última semana (20), em Brasília (DF), do 2º Fórum Marista de Tecnologias Educacionais, promovido pela União Marista do Brasil (UMBRASIL). Com a participação de mais de 170 colégios, centros sociais e unidades de negócios, espalhados por todo o Brasil, o evento virtual contou com a participação de gestores, professores, equipes de tecnologia educacional e de informática e de toda a comunidade educativa. O objetivo era falar sobre o futuro, a refletir sobre processos de gestão e de docência mais flexíveis, a consolidar práticas de ensinar e de aprender mais diversificadas e inclusivas. A ideia é motivar nos maristas a responsabilidade em ser tendência em tecnologia.
Presença Marista Centro-Norte
Durante a programação do evento, colaboradores do Escritório Central, em Brasília (DF), do Colégio Marista Champagnat de Taguatinga (DF) e do Colégio Marista Pio XII, de Surubim (PE), participaram de alguns painéis de relatos e práticas pedagógicas. Janiere de Lima e Daniel Andrade, do Marista Pio XII, falaram sobre o projeto Sinergia para ressignificação e aplicabilidade do conhecimento em Educação Tecnológica e Matemática. Sobre Educação Tecnológica do Ensino Fundamental 2/Robótica, os palestrantes foram Laís Muriel e Renan da Silva, do Colégio Marista Champagnat de Taguatinga (DF). Os assuntos relacionados aos objetivos estratégicos, processos internos, diretrizes das tecnologias educacionais e ambientes virtuais de aprendizagem foram abordados pelos membros da Comissão de Tecnologias de Informação e Educacional, do Brasil Marista, que tem Fabiano Moraes, como representante do Marista Centro-Norte. Para ele, o 2º Fórum Marista de Tecnologias Educacionais representa a preocupação do Brasil Marista em estar atento a estas demandas, para melhor atender aos espaços de ensino-aprendizagem.
O que queremos da educação?
O evento contou ainda com a participação de Pedro Pontes, da Accenture, responsável pela prática de consultoria na indústria de Educação e pelo relacionamento e desenvolvimento de negócios com organizações educacionais. Pedro falou sobre modelagem de ambientes inteligentes, ancorados em tecnologias cada vez mais transparentes, onipresentes e adaptativas, para responder à exigência de equidade e de inclusão na ação educativa. Abordou também o microlearning, processos de aprendizagem customizados e o consorciamento da realidade física com a virtual. Para fechar o evento, Ricardo Mariz, coordenador da área de Missão e Gestão, da UMBRASIL, falou sobre dinâmica escolar e a dinâmica social maior, deixando para os participantes a seguinte reflexão: que humanidade nós queremos no humano no futuro?