Em resposta ao primeiro movimento de mudança dos objetivos estratégicos do Marista Centro-Norte, o Modelo Organizacional passou por uma reestruturação e se apresenta agora com algumas novidades. Revisado por uma consultoria externa, a principal mudança do Modelo Organizacional foi a convergência de duas superintendências em uma só: as superintendências de Missão e de Operações Centrais se uniram e, agora, respondem pelo nome de Superintendência de Missão e Gestão, que tem à frente o gestor Elísio Alcântara Neto, já apresentado aos Irmãos e às equipes diretivas e operacionais, durante reuniões e eventos corporativos.
Novas estruturas e incorporações
Na gestão executiva, a Vice-Presidência conta com três assessorias, sendo que duas delas incorporaram novas áreas. O Planejamento Estratégico incluiu a Inteligência de Mercado em sua estrutura, e a Assessoria de Comunicação Organizacional traz a área de Relações Institucionais para a sua gerência. Portanto, a vice-presidência agora é composta pelas áreas Jurídica, de Comunicação Organizacional e Relações Institucionais e Planejamento Estratégico e Inteligência de Mercado. Foi, inclusive, a nova área de Relações Institucionais que trouxe o 2º lugar, ao Marista Centro-Norte, no Prêmio Marco Maciel, de ética e transparência entre o público e o privado.
Ainda na Vice-Presidência, elencam-se os seis comitês estratégicos: Solidariedade, Cidadania e Ecologia; Vida Marista e Espiritualidade; Auditoria e Risco; Educação Evangelizadora; Proteção Integral às Crianças e aos Adolescentes; e Governança Corporativa. Para finalizar, o Comitê Executivo (Comex), antes direcionado aos superintendentes, agora passa a reunir outros gestores nos processos decisórios, formando assim um Comex-Colegiado.
Modelo Organizacional flexível
De volta ao Escritório Central, a área de Recuperação de Crédito, que agora é uma supervisão, passa a compor a Gerência Contábil-Financeira, que também incorporou a Controladoria, antes subordinada à Vice-Presidência. Para o vice-presidente, do Marista Centro-Norte, Ir. Renato Augusto da Silva, a nova reestruturação do Modelo Organizacional faz parte dos objetivos estratégicos da Instituição. “A revisão do Modelo Organizacional faz parte de uma das prioridades do Marista Centro-Norte, bem como a atualização de seus fluxos e processos. O Modelo Organizacional deve ser flexível, ele é uma resposta aos processos da organização, que mudam com o tempo, e, por isso, ele é constantemente revisado. As novas áreas e estruturas fazem parte deste novo modelo, que não é fechado, e que, justamente, por ser assim, faz nascer e florescer novas possibilidades, interesses e necessidades”, declarou Ir. Renato.